Heleno e Paulo Sérgio são presos para cumprir pena por trama golpista
Eles foram levados para o Comando Militar do Planalto, em BrasíliaO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (25/11) a execução imediata das penas impostas aos generais da reserva e ex-ministros Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, integrantes do processo do “núcleo 1” da trama golpista investigada pela Corte.
Heleno, que chefiou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo do então presidente Jair Bolsonaro, foi condenado a 21 anos de prisão em regime inicial fechado, além de pagamento de 84 dias-multa.
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, recebeu pena de 19 anos de reclusão, também em regime fechado, com 84 dias-multa.
Ambos foram levados pelo Exército Brasileiro para o Comando Militar do Planalto (CMP), em Brasília, conforme as regras que determinam que militares da ativa ou da reserva condenados sejam recolhidos em instalações militares sob comando adequado.
As condenações decorrem da ação penal nº 2668, que investigou a tentativa de golpe de Estado, com crimes de organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio público e dano qualificado.
Fonte: Agência Brasil