Justiça determina regularização do Portal da Transparência de Monsenhor Gil
As publicações devem ser feitas informando gastos durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19Após ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Monsenhor Gil, o juiz da Vara Única da Comarca de Monsenhor Gil, Sílvio Valois Cruz Júnior, determinou que o município adote política de transparência da administração pública por meio de alimentação e atualização diária do seu Portal da Transparência.
As publicações devem ser feitas em aba específica, informando todas as receitas e gastos públicos relacionados especificamente ao enfrentamento e mitigação da pandemia da Covid-19.
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O magistrado também deferiu o pedido do MP pela atualização dos dados do Portal da Transparência até o último dia útil do mês subsequente àquele a que se referirem, sem prejuízo da alimentação diária do portal, de todas as formas de gastos públicos relacionadas ao enfrentamento e mitigação da pandemia da Covid-19.
Em caso de descumprimento, foi fixada a multa diária de R$ 1 mil, limitada ao valor máximo de R$ 200 mil, a ser revertida ao fundo municipal de bens lesados.
A ação decorreu da instauração do Procedimento Administrativo nº 20/2020, com o objetivo de acompanhar se o município estava cumprindo a legislação, especificamente no adequado provimento do Portal da Transparência quanto aos poderes executivo e legislativo.
Foi expedida a Recomendação PJMG nº 79/2020 ao prefeito de Monsenhor Gil e ao presidente da Câmara Municipal para que disponibilizassem e gerenciassem a página do Portal da Transparência, com área de acesso às informações referentes ao Poder Legislativo, de forma que a atualização dos dados acontecesse até o último dia do mês subsequente àquele a que se referirem, bem como comprovação do cumprimento da Recomendação. Entretanto, a medida não foi cumprida.
Além disso, o promotor de Justiça Rafael Maia Nogueira explica que uma outra recomendação foi expedida anteriormente, nos autos do Procedimento Administrativo nº 15/2020, destinada ao secretário Municipal de Saúde para disponibilizar link específico de acesso para publicações sobre todas as contratações e aquisições realizadas de forma detalhada. Após verificação, constatou-se o descumprimento da alimentação e atualização da ferramenta.
Diante disso, o MPPI ajuizou a ação, visando à regularização da publicidade dos gastos com a COVID-19 e ao adequado provimento e/ou manutenção do portal da transparência do município, no âmbito dos poderes executivo e legislativo.