Partidos oficializam nomes que disputarão a prefeitura de Teresina em outubro
PT, PRD, Mobiliza, NOVO e União Brasil e partidos aliados realizaram convenções neste sábado (20/07)Começou no último sábado (20/07), e segue até o próximo dia 05 de agosto, o período determinado pela Justiça Eleitoral para que os partidos políticos realizem suas convenções e escolham seus candidatos para a disputa deste ano.
Em Teresina, neste primeiro dia do prazo, todos os partidos com pré-candidaturas já declaradas oficializaram os nomes e composições de chapa que irão concorrer às vagas de prefeito, vice-prefeito e vereadores na capital piauiense.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
PT, PV, PCdoB, MDB, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Podemos, PSD, Agir, PDT e PSB
A convenção dos partidos que compõem a Federal Fé Brasil (PT, PV e PC do B), e do MDB, confiramram os nomes do deputado Fábio Novo e do médico Paulo Márcio para a disputa do Palácio da Cidade nas vagas de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
Com a presença do governador Rafael Fonteles, do vice-governador Themístocles Filho, do ministro e senador Wellington Dias, de deputados e lideranças políticas da capital, a convenção liderada pelo PT reuniu milhares de pessoas que lotaram a Arena do Teresina Shopping. A estimativa é que no local estiveram presentes cerca de 40 mil apoiadores.
Além dos nomes confirmados na disputa pelo Palácio da Cidade, os partidos aliados também apresentaram os nomes que disputarão as vagas de vereadores da capital piauiense.
União Brasil e Republicanos
Ainda na parte da manhã, o União Brasil e o Republicanos oficializaram o nome de Silvio Mendes e Jeová Alencar para a disputa das vagas de prefeito e vice-prefeito de Teresina, respectivamente.
Além de Mendes e Alencar, os partidos também escolheram os nomes que disputarão as vagas da Câmara de Vereadores de Teresina, durante a convenção que aconteceu no Espaço 3 do Atlantic City, no bairro São João.
Mobiliza
Em convenção realizada durante a manhã do sábado, o Mobiliza escolheu o nome do jornalista e advogado Telsírio Alencar e da advogada Juliana Macedo para as vagas de prefeito e vice-prefeita, respectivamente.
NOVO
Já no início da tarde do último sábado (20/07), em convenção realizada na Câmara de Vereadores, o Partido NOVO oficializou o nome do professor Tonny Kerley para disputa pela cadeira de prefeito de Teresina.
Apesar do nome da advogada Wanessa Viana ter sido apontado como possível vice-prefeita na chapa encabeçada por Tonny Kerley, o anúncio não foi formalizado durante o ato partidário.
Ao Conecta Piauí, a advogada disse que a confirmação do seu nome na vaga de vice-prefeita seria feito posteriormente. Durante a convenção o Novo também escolheu os nomes que irão disputar as cadeiras da Câmara de Vereadores da capital.
PDR, PR e Avante
Com um grande volume de pessoas presentes no Teresina Hall, o PDR confirmou o nome de Dr. Pessoa na disputa pela reeleição de prefeito de Teresina. Na vaga de vice-prefeito, o Avante escolheu o nome do ex-vereador Ricardo Bandeira.
Performando, Dr. Pessoa chegou ao evento trajado de homem do campo, usando chapéu de palha e carregando uma enxada, terminando sua apresentação trajado de médico, atividade que exerce paralelamente à política.
Além dos nomes que disputarão as vagas de prefeito e vice, na convenção que chamou a atenção em razão da grande quantidade de pessoas, foram escolhidos também os nomes que disputarão as vagas de vereadores. Para a disputa pela Câmara de Vereadores, além de PRD e Avante, o PL também escolheu seus nomes.
Registro de candidaturas
Realizadas as convenções, os partidos têm agora até o próximo dia 15 de agosto para efetivarem o registro das candidaturas dos nomes escolhidos para a disputa junto à Justiça Eleitoral.
Conecta nas eleições 2024
Além das convenções da capital Teresina, o Conecta Piauí estará presente nas convenções partidárias em diversas cidades do Piauí, bem como durante toda a campanha eleitoral, mostrando detalhes de todas as movimentações políticas no estado.