PT endurece posição e proíbe apoio a Ciro Nogueira nas eleições de 2026
Decisão foi formalizada durante uma reunião do diretório estadual da siglaO Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou uma resolução interna que exige fidelidade partidária e proíbe explicitamente prefeitos, deputados e demais filiados de manifestarem apoio ao senador Ciro Nogueira, principal nome da oposição ao governador Rafael Fonteles. A decisão foi formalizada durante uma reunião do diretório estadual da sigla.

O Conecta Piauí apurou que a resolução visa coibir manifestações públicas e apoios políticos a adversários, com foco especial na disputa majoritária liderada por Ciro Nogueira. A reunião contou com a presença do presidente estadual da sigla, deputado estadual Fábio Novo, que já deixou claro à imprensa que, em caso de infidelidade partidária, a punição é a expulsão.
A medida tem como objetivo garantir que todos os membros atuem em prol dos objetivos eleitorais traçados pelo PT para o próximo pleito. Para 2026, a expectativa do partido é de eleger cinco deputados federais e 15 estaduais. No que tange ao Senado, o PT definiu a estratégia de concentrar seus esforços na reeleição de Marcelo Castro e no apoio à candidatura de Júlio César para a segunda vaga.
Outro ponto crucial aprovado na reunião foi a reivindicação do PT pela indicação do nome para a vaga de vice-governador na chapa majoritária de reeleição do governador Rafael Fonteles em 2026. A escolha do nome para vice será discutida futuramente com o próprio governador e com o ministro Wellington Dias.