Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Wellington Dias e Ministro de Minas e Energia tratam de isenção na conta de luz

Nova Tarifa Social garante gratuidade para famílias do CadÚnico que consomem até 80 kWh
Redação

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu nesta terça-feira (27.05), em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para alinhar ações conjuntas que fortaleçam políticas públicas de inclusão social e redução da pobreza.

Wellington Dias ressaltou a eficiência das parcerias entre os ministérios para ampliar o impacto dos benefícios. “A isenção na conta de luz e o Programa Gás Para Todos são medidas que combatem a fome e a pobreza diretamente, melhorando a vida das famílias”, disse. Ele ainda elogiou o Auxílio Gás, que considera o tamanho da família e a realidade do país.

Foto: Roberta Aline/MDSWellington Dias e Ministro de Minas e Energia tratam de isenção na conta de luz
Wellington Dias e Ministro de Minas e Energia tratam de isenção na conta de luz

Durante a reunião, o titular de Minas e Energia detalhou a Nova Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício prevê a isenção do pagamento de conta de luz para famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que consomem até 80 kWh/mês. “Esse programa visa levar dignidade às pessoas, principalmente sintonizando com o Luz para Todos”, explicou Alexandre Silveira. 

A proposta também contempla pessoas com deficiência ou idosos no BPC (Benefício de Prestação Continuada), famílias indígenas e quilombolas do CadÚnico, e famílias atendidas em sistemas isolados por módulo de geração offgrid. Caso o consumo exceda os 80 kWh, será pago apenas o proporcional. 

Durante o encontro, o ministro Alexandre Silveira destacou ainda a importância de programas como Luz Para Todos e o novo Gás Pra Todos, que será lançado pelo Governo Federal. “Mais de 22 milhões de famílias vão receber o botijão de gás em casa, deixando de cozinhar com lenha ou álcool, que causam acidentes e problemas de saúde”, afirmou Alexandre Silveira. O ministro reforçou que a iniciativa visa garantir dignidade e segurança alimentar, alinhada ao propósito do governo Lula de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Comente