Hospital Dirceu Arcoverde, de Parnaíba, recebe certificação nacional
Com a conquista, o HEDA insere o Piauí no mapa dos hospitais públicos acreditados da região NordesteO Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), localizado em Parnaíba, conquistou a certificação Nível 1 – Acreditado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e passa a ser reconhecido como unidade de saúde pública do Piauí com o selo de qualidade mais respeitado do Brasil.
“Essa conquista é o reflexo do empenho de cada profissional que faz parte do HEDA”, destaca Wal França, diretora-geral do HEDA. “Receber a certificação ONA é um marco, mas mais do que isso, é um compromisso renovado com a qualidade, a segurança e a humanização no atendimento à nossa população. Parnaíba e o Piauí merecem um hospital público de excelência e é isso que estamos construindo todos os dias”, acrescenta.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Com a conquista, o HEDA insere o estado no mapa dos hospitais públicos acreditados da região Nordeste, um grupo que até então contava com apenas 13 instituições certificadas entre os nove estados da região.
“A certificação ONA valida um trabalho rigoroso voltado à segurança do paciente e à excelência na assistência”, enfatiza o Dr. Carlos Teixeira, diretor-técnico do HEDA. “Ela é dividida em três níveis, o que permite acompanhar de forma estruturada a evolução e a melhoria contínua da gestão e dos processos de trabalho nas unidades de saúde”, explica.
De acordo com o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.
“Investimos fortemente na capacitação das equipes, na atualização de protocolos e na consolidação de uma cultura centrada no cuidado. O paciente está no centro de todas as nossas decisões. Essa acreditação mostra que é possível, sim, oferecer saúde pública com qualidade, eficiência e alto desempenho técnico”, acrescenta o diretor-técnico.
Com a entrada do HEDA, o número de hospitais públicos acreditados no Nordeste sobe para 14. O dado revela o quanto essa conquista é rara, valiosa e representa um salto significativo para a saúde pública piauiense.
“A certificação da ONA 1 consolida a posição de destaque do HEDA no estado e demonstra que a saúde pública de qualidade é, sim, possível, seja na padronização dos serviços prestados quanto na excelência no atendimento”, disse o superintendente de alta e média complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.
Confira o panorama atual da região:
•Bahia: 7 hospitais públicos acreditados
•Ceará: 3
•Alagoas: 1
•Maranhão: 1
•Pernambuco: 1
•Piauí: 1 (HEDA)
•Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe: 0
O feito coloca o HEDA em um grupo de elite e transforma Parnaíba em referência de qualidade hospitalar para todo o estado.
O que é a certificação ONA?
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável por certificar instituições de saúde que adotam os mais altos padrões de qualidade e segurança do país.
Para receber o selo, o hospital precisa comprovar gestão eficiente, práticas clínicas seguras, foco no paciente e melhoria contínua em todos os processos.
O HEDA passou por auditorias rigorosas realizadas por avaliadores independentes, que analisaram desde fluxos internos e estrutura organizacional até a cultura de segurança implantada pela gestão.
Gestão que transforma: a atuação do ISAC
A conquista foi possível graças ao trabalho do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), Organização Social que assumiu a gestão do hospital em 2023. O ISAC é reconhecido nacionalmente por sua expertise em transformar unidades públicas por meio de gestão qualificada, capacitação permanente e foco em resultados.
“Acreditar não é apenas receber um selo. É transformar a rotina, valorizar profissionais, proteger pacientes e garantir que cada processo funcione com excelência. E é isso que fizemos no HEDA”, destaca Antônio Carlos Drummond, presidente do ISAC.
Com o HEDA, o ISAC chega a quatro hospitais públicos com certificação ONA no Brasil, consolidando sua posição como referência em administração hospitalar pública.
Além das acreditações ONA, o Instituto é a primeira OS do Norte e Nordeste e a segunda da América Latina a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional, com oito certificações, também em hospitais públicos, sob sua gestão.
Segurança e qualidade no atendimento público
Com 278 leitos, o HEDA atende diariamente casos de média e alta complexidade, incluindo urgência, emergência, cirurgias, exames e internações, tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A certificação garante à população um ambiente mais seguro, com protocolos atualizados, processos padronizados e cuidado humanizado. Mais do que uma conquista institucional, o selo da ONA impacta diretamente a vida dos usuários e fortalece a confiança da população no serviço público de saúde.