Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Nova Evangelina Rosa avança em qualidade; já são mais de 5 mil partos

A unidade é referência no atendimento de gestantes e bebês em situações de alta complexidade
Redação

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), administrada pela Associação Reabilitar, tem apresentado importantes melhorias desde sua reabertura em 2023. A unidade já realizou mais de 5 mil partos e se consolidou como referência no atendimento de gestantes e bebês em situações de alta complexidade no Piauí. 

A ampliação da infraestrutura, com 316 leitos, incluindo unidades de UTI neonatal e cuidados intermediários, tem sido um dos principais avanços, beneficiando tanto gestantes quanto recém-nascidos.

Foto: Ascom/Governo do PiauíNova Evangelina Rosa avança em qualidade; já são mais de 5 mil partos
Nova Evangelina Rosa avança em qualidade; já são mais de 5 mil partos

Além disso, a maternidade inovou com o Centro de Parto Normal, oferecendo um ambiente humanizado e equipamentos de última geração. A farmácia foi modernizada, e o atendimento ambulatorial atingiu marcos expressivos, com mais de 60 mil atendimentos desde sua abertura. Em termos de resultados, a maternidade reduziu em 21% a mortalidade infantil e 28,57% a mortalidade materna entre janeiro e setembro de 2024, comparado ao ano anterior.

Outros avanços incluem a realização de mais de 500 treinamentos para os profissionais de saúde e a criação de um Laboratório de Simulação Realística. Além disso, foi realizada com sucesso a primeira cirurgia cardíaca neonatal em setembro de 2024, destacando o crescente nível de especialização da maternidade. A nova gestão tem se destacado pelo foco em excelência no atendimento e na implementação de tecnologias de ponta para melhorar a saúde das famílias piauienses.

Comente