Projeto oferta fisioterapia gratuita para pacientes da Doença de Parkinson
O PARKtiva busca promover melhoria na mobilidade, autonomia e qualidade de vida dos pacientesO Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão do Comportamento Motor e Funcionalidade do Piauí, programa de extensão do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), está transformando a vida de pessoas portadoras da Doença de Parkinson no estado. Sob a coordenação da fisioterapeuta Profa Dra. Janaina Moraes, o projeto, intitulado PARKtiva, oferece atendimento fisioterapêutico gratuito para pacientes diagnosticados com a doença, promovendo melhoria na mobilidade, autonomia e qualidade de vida.

A Doença de Parkinson (DP) é uma condição neurodegenerativa crônica e progressiva que afeta, principalmente, o sistema motor, causando tremores, rigidez muscular, lentidão dos movimentos e instabilidade postural. Esses sintomas comprometem severamente a mobilidade e a autonomia dos pacientes, impactando diretamente sua qualidade de vida. Além disso, os pacientes com Parkinson enfrentam desafios emocionais, como depressão, ansiedade e isolamento social, devido às limitações físicas impostas pela doença.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
De acordo com a coordenadora do projeto, Profa Dra. Janaina Moraes, a fisioterapia desempenha um papel fundamental no tratamento da Doença de Parkinson.
“A fisioterapia é capaz de ajudar a retardar a progressão dos sintomas motores e melhorar a funcionalidade dos pacientes. O Projeto PARKtiva é uma iniciativa dedicada a oferecer atendimento fisioterapêutico gratuito para pessoas diagnosticadas com Doença de Parkinson. Seu principal objetivo é melhorar a mobilidade, reduzir sintomas e promover a autonomia dos pacientes”, explica.

“O Projeto pretende transformar a vida de centenas de pacientes, promovendo maior independência, qualidade de vida e participação ativa na rotina. O atendimento especializado busca minimizar os impactos da Doença, garantindo um suporte humanizado e eficaz”, reforça Janaina Moraes.
Os atendimentos incluem exercícios específicos para melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e a força muscular, além de técnicas para reduzir a rigidez e os tremores. O acompanhamento também aborda aspectos emocionais e sociais, buscando integrar os pacientes à comunidade e reduzir o isolamento.
Para mais informações sobre o Projeto PARKtiva : (86) 99481-4007 ou (86) 99931-7552.