Maranhão

Timon debate proteção às mulheres em audiência pública da Câmara Municipal

Justiça e entidades discutem ações para agilizar processos e ampliar proteção às mulheres

A Câmara Municipal de Timon, no Maranhão, realiza nesta sexta-feira (05/12) uma audiência pública para debater a proteção e os direitos das mulheres no município. O conselho local destaca que a situação é crítica e exige mais atenção das autoridades e do poder judiciário.

Arthur Darub, coordenador da Coordenadoria Estadual da Mulher (CEMULHER) do Tribunal de Justiça do Maranhão, explica o trabalho realizado pela Justiça para acelerar processos relacionados à violência contra a mulher e ampliar o atendimento. “Através da coordenadoria da mulher, juntamente com todas as varas e comarcas, inclusive a de Timon, um dos primeiros passos que o Tribunal de Justiça tem se preocupado é em sanar a quantidade de processos que estão parados por muito tempo. Este ano, tivemos metas alcançadas para agilizar essa movimentação e garantir atendimento às mulheres em situação de violência. Também instalamos as Salas Justiça de Todos, locais onde moradores afastados de Timon podem solicitar medidas protetivas, que são o caminho mais certo para salvar vidas”, afirma.

Mazé Andrade, integrante do Conselho de Defesa das Mulheres, avalia com preocupação o cenário local e reforça o compromisso da entidade. “Nossas estatísticas não são das melhores. O município é o quarto em população, mas segundo em violência doméstica. Estamos engajadas para mudar essa realidade, porque é uma questão vital. Precisamos da sociedade civil, gestores, polícia e todos que possam contribuir para reduzir essa violência e o espionicídio que cresce em Timon”, declara.

Leia também