Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Conecta Arte

Coluna sobre música, cultura local e nacional. Notícias, resenhas e coberturas aqui no Conecta Piauí.

Documentário sobre Meduna estreia e revive história do sanatório no Piauí

A obra foi idealizada e dirigida pela jornalista Cinthia Lages

O Conecta Piauí esteve presente na pré-estréia do documentário "Meduna - Quem sabe onde está a loucura?", que foi dirigido e roteirizado pela jornalista Cinthia Lages. A primeira exibição do filme ocorreu na noite desta sexta-feira (14/06) no Sesc Cajuína.

No ano em que completa sete décadas da inauguração do Sanatório Meduna, o documentário resgata a história da Instituição Psiquiátrica que introduziu, no estado, os tratamentos médicos para doentes mentais e, ao longo de 56 anos impactou a forma como os piauienses conviviam com pessoas com transtornos mentais. A obra conta a saga da construção até seu fechamento, em 2010.

Foto: Gabriel Prado/Conecta PiauíPré-Estréia de documentário sobre Sanatório Meduna
Pré-Estréia de documentário sobre Sanatório Meduna

Responsável pelo roteiro e direção da obra, Cinthia Lages comenta ao Conecta Piauí sobre a relevância do Meduna, que virou inclusive jargão piauiense associado a loucura.

"A história do Sanatório Meduna não passa por ninguém sem chamar atenção, seja quem conheceu o sanatório, seja quem vê os escombros, qualquer morador aqui de Teresina sabe do que se trata quando falamos em Meduna porque virou inclusive sinônimo de loucura e a proposta da obra é fazer resgate da história dessa instituição de saúde que foi revolucionária em sua época, sendo a pioneira do Brasil em muitos aspectos, e isso merece ser contado" reforça.

Foto: Conecta PiauíCinthia Lages na Pré-Estréia de Meduna
Cinthia Lages na Pré-Estréia de Meduna

A produtora executiva do projeto, Amália Chaves, fala do processo de criação da obra, apontando que ao mesmo tempo que foi desafiador, foi também enriquecedor.

"A produção do documentário sobre o Meduna foi muito enriquecedora e desafiora ao mesmo tempo, pois trabalhamos com pesquisas historiográficas, trabalhamos também com a história da psiquiatria, da reforma psiquiátrica, além é claro da psicologia, do serviço social e todo esse leque de conhecimentos que vem através da saúde mental. E, para mim, Teresina só tem a ganhar pois é um documentário riquíssimo e completo" disse.

Foto: Conecta PiauíAmália Chaves
Amália Chaves

 Ao Conecta Piauí, Vinícius Luz, responsável pela direção de fotografia do documentário comentou sobre o processo de produção e as intenções das escolhas artísticas do filme.

"Quando começamos a filmar, estava tentando construir uma imagem que todas as pessoas se conectassem imageticamente, então quis trazer uma sensação um pouco mais fria, já que essa história é um pouco complexa de se contar pois existem vários lados então quis trazer essa sensação mais séria, com cores mais dessaturadas" relatou.

Foto: Conecta PiauíVinicius Luz
Vinicius Luz

PRÓXIMAS EXIBIÇÕES

A página oficial da obra respondeu uma pergunta sobre as próximas exibições do documentário, que consta com mais de 800 pessoas na lista de espera, confira:

Foto: Reprodução/InstagramPróximas exibições
Próximas exibições

Comente