Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Prefeito 'tiktoker' Rodrigo Manga é afastado por suspeita de irregularidades

Afastamento do prefeito de Sorocaba ocorre após investigações sobre contratos da Saúde
Redação

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo por 180 dias por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, nesta quinta-feira (06/11). O afastamento foi determinado a pedido da Polícia Federal, que deflagrou a segunda fase da Operação Copia e Cola. A investigação apura supostas irregularidades em contratos da área da Saúde firmados pela Prefeitura. Com a medida, o vice-prefeito Fernando Neto (PSD) assume interinamente o comando do Executivo municipal.

Foto: ReproduçãoPrefeito 'tiktoker' Rodrigo Manga é afastado por suspeita de irregularidades
Prefeito 'tiktoker' Rodrigo Manga é afastado por suspeita de irregularidades

De acordo com a Polícia Federal, a operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva em Sorocaba e outras cidades paulistas. Entre os presos está o empresário Marco Silva Mott, amigo próximo do prefeito, apontado pelos investigadores como lobista e suspeito de lavar dinheiro em contratos públicos. A PF também apreendeu documentos, computadores e celulares em endereços ligados à Prefeitura. A Câmara Municipal foi oficialmente notificada da decisão judicial.

A defesa de Marco Mott divulgou nota afirmando que a prisão é “baseada em conjecturas e suposições” e que o cliente sempre se colocou à disposição das autoridades. “Trata-se de uma medida desnecessária. Nosso cliente já prestou esclarecimentos e continuará colaborando para elucidar os fatos”, declarou a equipe jurídica. A Polícia Federal, por sua vez, sustenta que as medidas visam garantir a integridade das investigações e evitar interferências nos processos administrativos.

Rodrigo Manga, conhecido nacionalmente como o “prefeito tiktoker”, se pronunciou nas redes sociais e afirmou ser vítima de perseguição política. Em vídeo publicado nesta quinta-feira, o prefeito disse estar em Brasília e que seu afastamento seria uma tentativa de retirá-lo da disputa por novos cargos políticos. “O que a gente ouve de bastidores é que tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça as candidaturas deles. Gente, não deu outra”, declarou o prefeito, que também afirmou confiar na Justiça e manter sua agenda pública.

Manga foi eleito prefeito em 2020 após dois mandatos como vereador e reeleito nas eleições de 2024. Antes de entrar na política, trabalhava como vendedor de veículos em Sorocaba e ficou conhecido nas redes sociais pelos vídeos criativos que gravava para divulgar os automóveis. A popularidade nas redes o impulsionou na carreira política, e ele ganhou projeção nacional ao investir em conteúdos curtos sobre sua gestão, o que lhe rendeu milhões de seguidores e o apelido de “prefeito tiktoker”.