Piauí supera 1 milhão de hectares queimados em 2025 com calor recorde
No Piauí, os efeitos desse cenário aparecem de forma concreta no territórioO ano de 2025 entrou para a história como o terceiro mais quente já registrado no planeta, segundo dados do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF). As temperaturas globais voltaram a ultrapassar o limite de 1,5 °C de aquecimento, confirmando uma sequência inédita de anos consecutivos de calor extremo.
No Piauí, os efeitos desse cenário aparecem de forma concreta no território. Dados do Inpe mostram que, em 2025, a área queimada no estado chegou a 1.092.831 hectares, ultrapassando a marca de 1 milhão de hectares. A extensão devastada é equivalente à soma das áreas dos municípios de Itaueira e Uruçuí, este último o maior do estado em tamanho territorial.
Apesar da dimensão do impacto, a área queimada em 2025 ficou abaixo da média móvel dos últimos três anos, que é de 1,28 milhão de hectares, indicando um controle relativo frente à tendência histórica.
Para este ano, o Piauí reforçou o combate aos incêndios com a capacitação de mais de 2 mil brigadistas em mais da metade dos municípios, incluindo 300 mulheres, número recorde no estado.