Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Esportes

Tudo sobre esporte piauiense e as principais notícias do esporte nacional.

Flávio e Gaspar comentam a possibilidade de suspensão do Campeonato Brasileiro

Flávio comenta que os times, em especial da Série D, não terão condições para se manter

O técnico do Altos-PI, Flávio Araújo, comentou, durante coletiva nesta quarta-feira (15/05), sobre a possível paralisação do Campeonato Brasileiro. A suspensão pode ocorrer, devido a um pedido de times gaúchos que são a favor da paralisação. Isso se deve pelo fato do estado do Rio Grande do Sul estar passando por uma das maiores enchentes da história, com milhares de pessoas atingidas pelas águas.

Flávio Araújo comentou que, para suspender o Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teria que arquitetar uma proposta que custeie a manutenção dos times, em especial da Série D da competição, onde se encontram os times com menos recursos financeiros e estruturais. "A situação é complexa porque [...] os clubes da série D não têm orçamento para jogar até dezembro? Não vão ter. Até novembro? Não vão ter. Então, a solução de parar, acredito eu, só pode ser feita se a CBF bancar os clubes da série D", comenta o técnico.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíTécnico do Altos-PI, Flávio Araújo
Técnico do Altos-PI, Flávio Araújo

Já o técnico do River-PI, André Gaspar, segue a mesma linha de pensamento de Flávio Araújo e comenta o que acha da possibilidade. "A gente sabe que tem clubes que não têm condição alguma de ficar um, mais dois meses parados, sem condição. A gente sabe que é triste isso que vem acontecendo, a gente sabe que tem grupo que tem três times, se não me engano, daquele lado de lá. Esperamos que tenha uma solução o mais rápido possível e que não haja essa paralisação, principalmente na Série D, porque senão vai prejudicar muitos clubes", comenta Gaspar.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíTécnico do River-PI, André Gaspar
Técnico do River-PI, André Gaspar

Caso haja de fato a paralisação dos jogos do Brasileiro, todas as divisões terão que parar ao mesmo tempo, pois, caso haja a continuação de alguma divisão, ou grupos das divisões, o calendário viraria um caos. É o caso do Grupo A8 da Série D que três dos oito times são do Rio Grande do Sul. é o caso do Avenida, Novo Hamburgo e Brasil de Pelotas.

O treinador do alviverde destaca que a situação deve ser melhor avaliada, para amenizar os impactos dentro do campeonato nacional. "Eu acho que a CBF tinha que fazer um estudo mais apurado sobre isso, realmente que vamos parar, vamos. Agora tem que dar um suporte principalmente ao time da Série D, porque não tem condição financeira de sobreviver até novembro, até dezembro", fala Flávio Araújo.

A reunião que pode deliberar sobre a paralisação do Campeonato Brasileiro ocorrerá no dia 27 de maio. O Conselho Técnico Extraordinário vai debater os impactos de uma possível paralisação e analisar saídas para os problemas que pode ocasionar no campeonato. Devem estar presentes representantes da CBF, dos clubes da Série A e das federações estaduais de futebol. 

A Confederação Brasileira de Futebol suspendeu, no início da noite desta quarta-feira (15/05), a 7° e 8° rodada do Campeonato Brasileiro. A suspensão aconteceu após 15 dos 20 clubes consultados se mostrarem a favor da paralisação. Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo foram os cinco times contrários à suspensão dos jogos.  Por meio de nota, a CBF explicou que a decisão se baseou em um pedido da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou para os clubes filiados. Ainda na nota, a CBF informa que as demais competições seguem sem alteração na programação, exceto os jogos dos clubes gaúchos que estão suspensos até o dia 27 de maio.
 

Comente