GP Teresina de Ciclismo reúne atletas de sete estados brasileiros na disputa
Competição reuniu cerca de 150 ciclistas, distribuiu R$ 15 mil e valeu ranking nacional da CBCA 6ª edição do GP Teresina de Ciclismo foi realizada na manhã deste domingo (28/06), na arena montada no estacionamento do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na zona Leste de Teresina. A competição reuniu cerca de 150 atletas de sete estados brasileiros, que disputaram provas de resistência em um circuito montado nas avenidas Raul Lopes e Professor Arimatéia Santos. O evento distribuiu R$ 15 mil em premiação e contou pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e para o ranking estadual da Federação de Ciclismo do Piauí (FCP).
Consolidado como uma das principais competições oficiais do Norte e Nordeste, o GP recebeu representantes do Piauí, Maranhão, Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Pará. Os ciclistas disputaram provas de resistência em um circuito fechado, modalidade considerada uma das mais exigentes do ciclismo de estrada. Além das categorias oficiais, a programação também contou com provas abertas voltadas para atletas amadores.
O presidente da Federação de Ciclismo do Piauí, Fernando Corrêa, destacou que a competição se tornou referência no calendário esportivo brasileiro e ressaltou os impactos positivos para Teresina. "O GP Teresina de Ciclismo já está consolidado no calendário nacional e também no estadual, chegando à sua sexta edição. Recebemos atletas de sete estados em busca de pontos importantes no ranking nacional e isso fortalece o esporte no Piauí. Além da competição, o evento movimenta a economia da cidade, gerando renda para hotéis, restaurantes, transporte e comércio local, além de divulgar Teresina para atletas de todo o país", explica.
Fernando Corrêa também ressaltou que a prova contempla praticamente todas as categorias oficiais da modalidade. "São quase 20 categorias oficiais, além de duas categorias abertas para quem pratica o ciclismo de forma recreativa. Isso amplia a participação, incentiva novos atletas e fortalece ainda mais a modalidade em nosso estado", acrescenta.
Entre os destaques da competição esteve a jovem atleta Ana Mel, de apenas 16 anos, considerada uma das principais promessas do ciclismo piauiense. Campeã estadual desde 2023 e medalhista em competições nacionais, ela contou como iniciou no esporte e a importância do ciclismo em sua trajetória. "Comecei a pedalar aos 11 anos por influência do meu pai e, desde então, o ciclismo passou a fazer parte da minha vida. Hoje não consigo imaginar minha rotina sem esse esporte, que me proporcionou grandes conquistas, como os títulos estaduais e medalhas na Copa Nacional de Contrarrelógio e na prova de resistência", relata.
Outro nome experiente do pelotão é o atleta Kaka, que ressaltou a importância da prova para os ciclistas piauienses. "Essa é uma das competições mais importantes da temporada porque também serve como seletiva para a Copa Norte-Nordeste. A Federação está de parabéns pela organização e todos nós chegamos motivados para buscar um lugar no pódio e representar bem o Piauí", afirma.
Estreando na categoria Elite, o atleta Caio Cavalcante também destacou a expectativa para disputar a principal categoria da competição. "Participo do GP desde as categorias de base e agora tenho a oportunidade de competir pela primeira vez na Elite. O percurso é muito bom, estamos treinando bastante e sabemos que teremos adversários de alto nível. Mesmo assim, a expectativa é fazer uma grande prova e lutar pelos primeiros lugares", destaca.
Presente no evento, Venâncio Cardoso ressaltou o impacto econômico gerado por competições esportivas de grande porte. "Além dos benefícios para a saúde e para a prática esportiva, eventos como este movimentam a economia da cidade. Atletas e equipes utilizam hotéis, restaurantes, transporte e diversos serviços, gerando renda e fortalecendo o turismo esportivo em Teresina. É uma iniciativa que merece ser incentivada", avalia.
Criado em 2020 em comemoração ao aniversário de Teresina, o GP Teresina de Ciclismo é realizado pelo Instituto Inove e pela Federação de Ciclismo do Piauí, com coprodução da X Brasil. O evento integra o Projeto Entre Rios, conta com patrocínio da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo e apoio de parceiros da iniciativa privada.