Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Pet

🐾 Conecta Pet: O espaço do Conecta Piauí dedicado ao universo dos bichinhos de estimação! Você encontra dicas, curiosidades e histórias incríveis para cuidar de seus companheiros, sejam eles de patas, asas ou nadadeiras. 🐕🐈🐦🐠

Começou a temporada de chuvas e os cuidados com os animais devem ser redobrados

Em caso de dúvidas, procure o médico veterinário responsável pelo seu animal
Conecta Pet

Os primeiros meses do ano são de muita chuva para os Piauienses, com isso, tutores de pet precisam estar atentos a alguns cuidados que esse período exige.

Foto: ReproduçãoComeçou a temporada de chuvas e os cuidados com os animais devem ser redobrados
Começou a temporada de chuvas e os cuidados com os animais devem ser redobrados

Passeios 

Se as saídas fazem parte da rotina do animal, a retirada pode deixá-los ansiosos e estressados, além de aumentar as chances de problemas urinários em casos de animais que precisam dos passeios para realizar suas necessidades. Sendo assim, a recomendação é que, após chegar em casa, o tutor seque muito bem o pelo e patas do seu animal, afim de evitar a proliferação de fungos e dermatites. Além disso, deixa-lo com o pelo seco também é importante para evitar as doenças respiratórias.

Doenças 

O período chuvoso também é uma época de procriação dos carrapatos, o que aumenta os riscos de doenças transmitidas por esses agentes. O uso de medicamentos repelentes desses parasitas é a forma de controle mais indicada. 

A umidade também favorece o aparecimento de outras doenças como a leptospirose, cinomose, giárdia e outras. Nessa época é muito importante que o tutor procure o veterinário do animal e coloque em dias o seu protocolo vacinal, sendo a vacina o principal meio de evitar essas doenças. 

Barulhos de chuva 

Assim como os barulhos de fogos de artifício, os trovões também podem causar medo e pânico em alguns animais. O recomendado é estar o mais atento possível a eles nesses momentos de chuva e, quando a presença do tutor não for possível, garantir que o animal esteja sempre em um lugar seguro, confortável e onde ele se sinta protegido. Em casos de animais idosos, cardiopatas, epilépticos e com histórico de desequilíbrio comportamental, o cuidado deve ser redobrado.

Em caso de dúvidas, procure o médico veterinário responsável pelo seu animal. Ele vai poder lhe ajudar e garantir que a saúde do seu melhor amigo esteja sempre em dias.

Comente