Sobrepeso em cães e gatos pode reduzir expectativa de vida e causar doenças
Excesso de peso em pets pode levar a problemas respiratórios, articulares e até diabetes
Conecta Pet
O sobrepeso em cães e gatos é algo sério e deve ser tratado com atenção pelos seus tutores.
Quem não ama um pet gordinho, não é mesmo? Mas por trás daquela fofura que encanta a todos, existem problemas que prejudicam a qualidade de vida e bem estar do seu melhor amigo.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Foto: Imagem gerada por IA

- Diminuição da expectativa de vida: o score corporal elevado pode influenciar negativamente na expectativa de vida de cães e gatos. Em caso de animais de grande porte, essa influência é ainda mais significativa.
- Problemas respiratórios: com o sobrepeso, o pet se torna menos tolerante a práticas de exercícios físicos. Em consequência, podem ofegar excessivamente e até sofrer colapso traqueal. Os animais braquicefalicos são os mais afetados.
- Problemas nas articulações: o excesso de peso gera uma demanda de esforço muito grande para as articulações dos pets. Em alguns casos mais extremos, podem haver a ruptura de ligamentos e até fratura de ossos.
- Diabetes: o efeito inflamatório provocado pela obesidade causa alterações moleculares importantes. Elas prejudicam o metabolismo da glicose no organismo dos pets, causam resistência à insulina e levam ao Diabetes.
Assim como nos seres humanos, o estilo de vida dos animais deve ser tratado com atenção e cuidado. Visitas regulares ao veterinário, prática de exercícios e uma alimentação equilibrada e saudável são essenciais.
Em caso de dúvidas, consulte sempre o médico veterinário de sua confiança.