Piauí apresenta avanços em transição energética e crédito de carbono na COP30
Secretário Felipe Araújo destaca protagonismo do estado em debates sobre clima e biodiversidadeO secretário de Estado do Meio Ambiente do Piauí, Felipe Araújo, destacou, durante entrevista na COP30 em Belém do Pará, o papel de liderança que o estado tem desempenhado nas discussões sobre sustentabilidade e políticas climáticas. Ao lado do governador Rafael Fonteles, ele participa de uma série de painéis e encontros que tratam de temas como transição energética, crédito de carbono e preservação da Caatinga, bioma predominante no território piauiense.
De acordo com o secretário, o Piauí será um dos poucos estados com participação especial na conferência, com uma palestra marcada para o dia 11 de novembro, das 10h às 11h, onde serão apresentados o Plano Estadual de Ação de Mudança Climática e as iniciativas voltadas à energia limpa.
“O Piauí é pioneiro nesse sentido. Já assinamos acordos internacionais, inclusive um Memorando de Entendimento na Suíça, e agora seguimos divulgando contratos de financiamento para colocar essas ações em prática”, explicou Felipe Araújo.
O estado também participa de articulações lideradas pelo Consórcio Nordeste, presidido pelo governador Rafael Fonteles, que deve assinar novos memorandos de cooperação com a rede global Under2 Coalition, formada por governos subnacionais comprometidos com a redução das emissões de carbono.
Além dos painéis sobre energia e clima, o secretário destacou a inauguração da Casa da Biodiversidade do Clima, espaço organizado pela Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (ABEMA). “Lá teremos várias palestras, inclusive uma que irei ministrar sobre o combate à desertificação e o nosso plano de ação climática. É um espaço importante de troca de experiências e fortalecimento das políticas ambientais do país”, ressaltou.