Quase 270 mil piauienses vivem em ruas sem pavimentação, aponta IBGE
São vias sem pavimentação alguma, nem cobertura de asfalto, cimento, paralelepípedo ou calçamentoUma em cada sete pessoas que vivem em áreas urbanas do Piauí ainda enfrenta a realidade de morar em ruas sem qualquer tipo de pavimentação. A constatação é da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, divulgada pelo IBGE., que verificou um percentual de 13,47% da população urbana, o equivalente a aproximadamente 269 mil pessoas, ainda vivem em ruas de terra batida ou sem nenhuma infraestrutura. São vias sem pavimentação alguma, nem cobertura de asfalto, cimento, paralelepípedo ou calçamento poliédrico.
Ainda assim, segundo os dados, pouco mais de 86% dos moradores de áreas com características urbanas no Estado – cerca de 1,9 milhão de pessoas – vivem em vias pavimentadas. O percentual está um pouco abaixo da média nacional, que é de 88,51%. Entre os estados, os melhores índices foram registrados em São Paulo (95,95%), Minas Gerais (95,28%) e no Distrito Federal (94,15%). Já os piores ficaram com Rondônia (70,41%) e Pará (69,33%).
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

No Piauí, apenas 98 dos 224 municípios superam a média estadual, enquanto a maioria – 126 cidades – ainda registra indicadores abaixo de 86,53%. Em Teresina, capital do estado, a situação é bem mais favorável: 95,5% da população vive em vias pavimentadas. Na outra ponta, o município de Morro Cabeça no Tempo tem o pior cenário do estado: apenas 14,52% da população urbana reside em ruas com algum tipo de pavimento. O dado coloca a cidade entre os cinco piores indicadores do país.
A falta de pavimentação vai além do desconforto. Impacta diretamente na qualidade de vida: dificulta o acesso a serviços de saúde e educação, agrava problemas respiratórios com a poeira e doenças com a lama no período chuvoso, e encarece o transporte de mercadorias. Além disso, aumenta o risco de acidentes, já que as ruas não pavimentadas oferecem menor segurança para veículos e pedestres.