Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Especial Conecta

As pautas especiais são reportagens que vão além da cobertura do dia a dia, trazendo aprofundamento, contextualização e um olhar diferenciado sobre temas relevantes

Saiba por que a floresta fóssil de Teresina tem uma característica única no mundo

O parque existe desde 1993 e foi tombado entre 2006 e 2010

Situado às margens do Rio Poti, entre os bairros Noivos e Ilhotas, o Parque Floresta Fóssil de Teresina preserva árvores petrificadas que se originaram antes da era dos dinossauros, no período Permiano, ocorrido entre 298 e 250 milhões de anos antes do presente. E hoje sofre com a falta de apoio de órgãos na preservação do sítio. 

Foto: Conecta PiauíFloresta Fóssil de Teresina
Floresta Fóssil de Teresina

Teresina é a única capital do mundo a possuir um sítio paleontológico, onde as árvores petrificadas se originaram e permaneceram no mesmo lugar.

Nossa equipe de reportagem conversou com os únicos responsáveis por realizar atividades ecoturísticas no local, Beatriz Carvalho e Maurício Adrenalina. O parque se tornou um lugar importante por conta dessa característica  de preservação, e conhecer como tudo isso aconteceu é importante para vivenciar o presente. 

“Um dos objetivos principais em preservar esse ambiente é justamente para repassar essas informações para as pessoas da geração presente e também gerações futuras, porque isso aqui é um documento, um registro de 280 milhões de anos a gente encontra esses fósseis enraizados em posição de vida”, disse a pesquisadora e ecoturista Beatriz Carvalho. 

Foto: Conecta PiauíEcoturista, Beatriz Carvalho
Ecoturista, Beatriz Carvalho

Processo de petrificação das árvores 

“Foi um trabalho muito refinado, onde houve as enchentes e as baixas de água. Então numa dessas baixas de água, numa dessas altas, houve a penetração dos minerais nesses troncos de água, nessa floresta, né? Foi lento, processo muito refinado, e que manteve todas as características aqui, fossilizando. E manteve todas as características que elas tinham naquela época. Os anéis de vida. Apesar desses troncos já terem sofrido muitas, muitas pancadas aí, aí já destacaram muito, mas é muito lindo, muito perfeito, prova que a natureza é refinada em tudo que ela faz”, explicou detalhadamente Maurício Adrenalina. 

Foto: Conecta PiauíEcoturista, Maurício Adrenalina
Ecoturista, Maurício Adrenalina

O que é um sítio paleontológico?  

 Um sítio paleontológico é um local que contém fósseis e que ajuda a contar a história de diferentes formas de vida do passado. É importante diferenciá-lo dos sítios arqueológicos, encontrados em várias cidades ao redor do mundo, como Roma e Atenas, que preservam vestígios da presença humana. Enquanto os sítios arqueológicos documentam a passagem do homem, os sítios paleontológicos guardam vestígios de formas de vida anteriores. 

Foto: Conecta PiauíO parque existe desde 1993 e foi decretado como parque no objetivo de preservar esses fósseis
O parque existe desde 1993 e foi decretado como parque no objetivo de preservar esses fósseis

O parque existe desde 1993 e foi decretado como parque no objetivo de preservar esses fósseis. Entre 2006 e 2010, houve o tombamento, justamente para que não fosse retirado nenhum fóssil do local. E, em 2018, o parque foi elevado à categoria do SNUC (Sistema Nacional de Unidade de Conservação, como monumento natural da floresta fóssil do Rio Poti). 

“Ainda falta muito esse olhar de preservação, mas tem pessoas que ajudam sim. É tão tal que a gente ainda tem esses fósforos preservados justamente porque houve pessoas que lutaram para que mantivesse esse ambiente intacto ainda como tá né. Então a gente vê que existem sim pessoas que ajudam sim e que dentro da parte repartição pública faz alguma coisa para que isso seja preservado”, enfatizou Beatriz. 

Foto: Conecta PiauíSaiba porque a floresta fóssil de Teresina tem uma característica única no mundo
Saiba porque a floresta fóssil de Teresina tem uma característica única no mundo

Comente