Atual gestão não pode homologar aprovados no concurso público de Alto Longá
A decisão foi do TCE-PI em 2024 por haver irregularidades da gestão do ex-prefeitoA prefeitura municipal de Alto Longá teve a nomeação dos aprovados no concurso público de 2024 cancelado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) por apresentar indícios de fraudes para beneficiar parentes e aliados políticos da gestão do ex-prefeito Henrique César Saraiva de Arêa Leão Costa. A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 11 de dezembro de 2024, a decisão foi assinada pela relatora Waltânia Alvarenga.

Agora na atual gestão, do prefeito Belauto Bigode (PT), a população tem cobrado uma resposta da prefeitura para revogar a decisão e nomear as pessoas que passaram no concurso.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Ao Conecta Piauí, o secretário municipal de Administração, Rubens Vieira, contou que a decisão foi tomada na gestão passada pelo TCE e que a prefeitura em si não pode revogar a decisão tomada, embora queiram que isso aconteça.
“Desde quando eu assumi a gestão em janeiro, estamos buscando o maior número de informações a respeito deste certame, sobre a socialidade, sobre como ocorreu, de como transcorreu. Recebemos a prefeitura e não recebemos muitas informações a respeito. O que temos são informações de que há um inquérito na Polícia Civil tramitando a respeito do que investiga o certame. Temos também o Tribunal de Contas que ano passado deu uma decisão suspendendo e a decisão popularmente dizendo caiu e o ex-prefeito que tinha possibilidade de homologar também não homologou” explicou o secretário.
Em 2024, a gestão do ex-prefeito contou ao G1 que todas as etapas previstas no edital do concurso foram cumpridas até aquele momento. Em relação à suspensão das nomeações, o município aguarda orientações, mas mantinham a expectativa de que os aprovados fossem convocados e nomeados em 2025.
Sobre o concurso
O concurso foi aberto com o objetivo de selecionar profissionais para cargos públicos em diferentes níveis, incluindo médicos, dentistas, psicólogos, auxiliares administrativos, vigilantes, motoristas, professores e guardas municipais. Ao todo, foram disponibilizadas 131 vagas para contratação imediata e outras 239 para formação de cadastro de reserva.
Em análise inicial, o Núcleo de Gestão de Informações Estratégicas (NUGEI) do TCE-PI confirmou parte dos vínculos familiares apontados na denúncia, embora não tenha encontrado elementos conclusivos para configurar fraude no concurso. O órgão destacou que todos os implicados possuem vínculo administrativo com a prefeitura, o que pode ser interpretado como natural em um município de pequeno porte, como Alto Longá, que possui cerca de 13 mil habitantes segundo o Censo de 2024.