FPM na conta: municípios recebem R$ 5,8 bilhões para fechar 2025
Segundo a CNM, a análise dos valores do FPM deve ser feita sempre em comparação com o mesmo períodoOs cofres municipais de todo o país recebem, nesta terça-feira (30 de dezembro), o repasse referente ao 3º decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor líquido partilhado soma R$ 5.861.114.242,99, encerrando os repasses do fundo em 2025.
De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a análise dos valores do FPM deve ser feita sempre em comparação com o mesmo período do ano anterior, e não com o mês imediatamente anterior. A orientação técnica busca evitar interpretações equivocadas provocadas pela sazonalidade da arrecadação, comum no fim de ano.
A CNM também faz um alerta aos gestores municipais para o ano de 2026, que será marcado pelo calendário eleitoral. Historicamente, esse período impõe restrições fiscais e uma postura mais conservadora da União em relação aos repasses discricionários.
Diante desse cenário, a Confederação recomenda cautela redobrada, com foco em planejamento rigoroso e na criação de um fundo de reserva já no primeiro semestre do próximo ano. A medida é considerada estratégica para proteger os municípios de possíveis dificuldades financeiras no final de 2026.