Fazenda Mata Velha se destaca com força do rebanho leiteiro na Expoapi 2023
O melhoramento genético por meio da inseminação artificial diversifica o crescimento das raçasPor Gabriel Bonfim
A Fazenda Mata Velha se destaca na Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) 2023, possuindo um rebanho essencialmente leiteiro. Terceiro ano presente no evento, o intuito da fazenda se volta à exposição do gado, além de potencializar a comercialização de animais.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
Se baseando no melhoramento genético através da inseminação artificial, segundo o proprietário Wellington Rebêlo, a Fazenda Mata Velha visa o crescimento qualitativo das raças. Entre os animais de destaque, a raça Guzerá movimenta os negócios pela fácil adaptação às temperaturas do Piauí.

“Estamos em fase de montagem de rebanho. Já vínhamos comercializando tourinhos, matrizes, garrotes de maneira geral. Queremos fazer o melhoramento genético com inseminação artificial. Aquirimos fêmeas de FIV, nosso touro também é de FIV e fazemos sempre essa seleção genética com mudanças de animais para a maior diversidade genética”, descreveu.

Ainda de acordo com Wellington, mesmo com as dificuldades ao longo do ano, as movimentações dos negócios possuem crescimento contínuo. A presença na Expoapi, conforme o pecuarista, alavanca a visibilidade e atrai o público.
“A Expoapi proporciona grande visibilidade a cada ano que passa e também nas redes sociais. Com isso vamos aumentando a quantidade de adeptos, tanto é que já vemos novos criadores do Guzerá leiteiro que a gente contribuiu para isso, cedendo animais e comercializando”, explicou.
Além da comercialização, a Fazenda Mata Velha e outros produtores em geral têm a oportunidade de diversificar redes de amigos e compradores. O hub criado a partir das relações internas no evento são fruto das exposições e exposição do trabalho de qualidade.
VEJA MAIS FOTOS:


