Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com o jornalista Heitor Carvalho. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Confira os avanços de Chico Lucas na transformação da Segurança no Piauí

Experiência na área impactou na formulação de políticas públicas e operações policiais

O novo secretário Nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, implementou ações de destaque nacional à frente da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, Francisco Lucas Costa Veloso foi policial rodoviário federal aos 19 anos e procurador do Estado do Piauí aos 25.

A experiência na Segurança impactou na formulação de políticas públicas e operações policiais para combater a criminalidade. Segundo dados da SSP, durante a gestão de Chico Lucas, o programa "Meu Celular de Volta" recuperou mais de 14 mil celulares roubados ou furtados no Piauí, além de reduzir em mais de 50% no número de furto е roubos no estado em 2025, em comparação com 2022.

Considerado o primeiro serviço do Brasil a permitir o registro de Boletim de Ocorrência pelo aplicativo WhatsApp, a Secretaria de Segurança Publica lançou o B.O. Fácil que permite realizar denúncias anônimas e acionar número 190 pela internet. Outro destaque foi a implementação de postos de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional em mais de 150 dos 224 municípios piauienses, chegando à marca de 1,6 milhão de piauienses com o novo documento. 

Para auxiliar os policiais do Piauí a consultar em tempo real, dados de pessoas, veículos e celulares roubados, além de mandados de prisão e outros registros, foi lançado o aplicativo "Lupa". Segundo a SSP, a ferramenta agiliza as abordagens, aumenta a segurança do policial e funciona a partir da integração das bases de dados da segurança pública do Estado.

Dados aponta redução nos indices de criminalidade violenta

Dados de 2025 divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí apontam que o Piauí atingiu o menor número de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Em 2025, foram registrados 573 casos, uma redução de 31% em relação a 2022.

O número de homicídios também caiu. Foram 526 casos em 2025 contra 756 em 2022, uma queda de 30%. Ainda de acordo com a SSP, os casos de latrocínio registraram o menor número da década, com queda de 44% em relação a 2022.

Combate ao crime Patrimonial 

As ações realizadas no âmbito da Segurança Pública também impactaram  no combate ao Crime Patrimonial. Foi registrada uma redução, considerada drástica, de 49% em comparação a 2022 em relação aos roubos totais.

A quantidade de operações policiais para combater o tráfico de drogas aumentou em 117%. Para a SSP, o dado demonstra o fortalecimento das operações e do policiamento repressivo.

Letalidade Policial e Direitos Humanos

Conforme dados do anuário, a letalidade policial no Piauí é uma das menores do Brasil. Em 2025, houve uma redução de 28,6% nas mortes por intervenção de agentes do Estado em comparação a 2022, caindo de 28 para 20 casos

Saiba Mais