Isenção do Imposto de Renda e fim dos lixões: Pompílio elenca desafios da APPM
Prefeito de São Miguel do Tapuio assumiu presidência da entidade nesta segunda-feira (05)O prefeito de São Miguel do Tapuio, Pompílio Evaristo (PSD), o "Pompilim" assumiu nesta segunda-feira (05/01) a presidência da Associação Piauienses dos Municípios (APPM). Ao Conecta Piauí, o presidente elencou os desafios da entidade.
De acordo com Pompilim, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil vai impactar diretamente os municípios e, em razão disso, é preciso encontrar uma maneira de compensar a perda. O presidente citou a cidade de São Miguel do Tapuio que ficará com débito de R$ 200 mil.
"Essa solução não pode chegar até a marcha dos prefeitos, precisa chegar rapidamente, seja com 1,5% no mês de março, seja com outras vias de compensação, mas precisa chegar. No meu município [São Miguel do Tapuio], por exemplo, é 200 mil por mês que nós vamos perder e que serviços básicos estarão sendo comprometidos e que quem vai perder com isso é a população", disse Pompilim ao Conecta Piauí.
Ainda de acordo com o presidente, outra preocupação da APPM é garantir que os municípios piauienses consigam se adequar a determinação de pôr fim aos lixões ativos. Questões financeiras têm dado dificuldade aos gestores para realizar a transição e instalar aterros sanitários.
"Enquanto presidente, vamos ajudar os municípios dentro do possível a solucionar e, uma vez por fim, destinar os lixos, os resíduos sólidos, mas com viabilidade, sem sufocar os municípios, que a gente já vive no limite e a PPM tem que dar esse suporte, conversando com os órgãos de controle, com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas, com a própria SEMARH, pedindo apoio dos nossos parlamentares, Governo do Estado, Governo Federal, para juntos a gente encontrar soluções", destacou o presidente.
Nos próximos meses, Pompilim informou que irá se reunir com o ex-presidente Admaelton Bezerra e os demais prefeitos para tratar sobre estas questões e buscar solucioná-las.
Saiba Mais