Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

PiauíJus

PiauíJus é um observatório da justiça no Piauí, com notícias, decisões e análises do Judiciário. Nosso objetivo é aproximar a sociedade das instituições e mostrar os impactos do direito no dia a dia.

Namorado de Tatiana Medeiros será escoltado nos dias de julgamento por policiais

Alandilson está preso na Cadeia Pública de Altos desde outubro; PMPI monta esquema de segurança

A Justiça Eleitoral deu início, nesta segunda-feira (24/11), em Teresina, à audiência de instrução e julgamento envolvendo a vereadora Tatiana Medeiros (PSB), seu namorado Alandilson Passos, apontado como liderança do Bonde dos 40, e outros.

Um esquema especial de segurança foi montado pelas forças de segurança do Piauí para os cinco dias de julgamento no entorno e trajetos para o Fórum Eleitoral, no bairro Ilhotas. Polícia Penal, Polícia Militar, gabinetes do TRE, TRT e Strans participam do esquema para garantir a ordem e segurança das testemunhas, réus e envolvidos no julgamento.

Foto: Pedro Melo/Conecta PiauíEsquema de segurança
Esquema de segurança

Segundo o Coronel Audivam Nunes, comandante do BPRone, a operação começou por volta das 6h da manhã desta segunda e deve durar até o desfecho do julgamento.

"A Polícia Militar está empregando todos os dias aqui 30 policiais das suas forças especializadas, tanto na escolta de um indivíduo que está preso e que vai participar todos os dias da audiência, como também na manutenção da ordem, da tranquilidade, no controle do trânsito nas imediações", comenta.

Além disso, um trecho da alça de acesso para a Avenida Marechal Castelo Branco está interditado para garantir a fluidez no trânsito para o fórum. "O trânsito está bloqueado tanto aqui na frente do TRE, nessa via que dá acesso, como também na retaguarda do prédio. Ou seja, estamos mantendo a paz e a tranquilidade", diz

Foto: Conecta PiauíCoronel Audivam Nunes, comandante do BPRone
Coronel Audivam Nunes, comandante do BPRone

Alandilson está preso na Cadeia Pública de Altos desde outubro de 2025, durante a realização da Operação 64, do DENARC, quando o acusado foi transferido de Minas Gerais para o Piauí. Durante os cinco dias de julgamento, Alandilson será escoltado pela Polícia Militar do presídio para o fórum. Ele é apontado como um dos líderes da facção Bonde dos 40.

"O que está previsto no plano é a escolta dele, né, durante os dias que vão acontecer a audiência aqui, então há um esquema de segurança para isso, e a gente vai estar cumprindo, já começou a cumprir a partir das seis horas da manhã de hoje", informa Audivam.

Alandilson e a investigação sobre lavagem de dinheiro

Alandilson Passos, considerado um dos nomes influentes do Bonde dos 40, foi preso em um hotel em Belo Horizonte durante operação do Denarc, com apoio da Polícia Federal. Ele estava acompanhado de Tatiana no momento da captura e tinha passagem comprada para São Paulo.

Foto: ReproduçãoPrisão de Alandilson Cardoso Passos
Prisão de Alandilson Cardoso Passos

As investigações apontam que o grupo criminoso teria movimentado aproximadamente R$ 2 bilhões por meio de lavagem de dinheiro, utilizando revenda e locação de veículos e o comércio de peças automotivas para dissimular a origem dos recursos.

No último dia 11, Alandilson foi transferido do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Minas Gerais, para uma unidade prisional no Piauí, conforme confirmou a Secretaria de Justiça do Estado. Mesmo preso, o investigado manteve contato com Tatiana quando ela ainda estava detida na capital piauiense.