Advogados presos por envolvimento com ‘Bonde dos 40’ em Timon são identificados
Os presos participavam no compartilhamento de informações dentro para fora dos presídiosO Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) realizou, na manhã desta sexta-feira (13/12), a prisão de advogados envolvidos com a facção ‘Bonde dos 40’, na cidade de Timon. Entre os presos estão Jonas José Rocha Rodrigues e Maysa Chrislayne de Assis Sousa Silva.

Segundo informações 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Timon, juntamente com o Gaeco, ambos advogados foram presos durante a Operação Mercúrio, acusados de tráfico de drogas e participação no compartilhamento de informações com faccionados dentro e fora dos presídios. A ação teve como objetivo desarticular a célula da organização criminosa atuante na facção.
Ainda conforme as autoridades, as investigações seguiam há cerca de nove meses e, durante esse período, foram desvendados esquemas entre os advogados e clientes presos em unidades prisionais de Timon. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados do Maranhão, após representação pelo Ministério Público do Maranhão.
De acordo com os levantamentos do Gaeco, os advogados chegavam a entrar nos presídios e entregar entorpecentes para os detentos durante as visitas. Além disso, os envolvidos chegavam a transmitir informações e ordens para membros da facção de dentro para fora das penitenciárias.

Entre as mensagens, muitas vezes através de cartas ou bilhetes, incluíam a cobrança de dívidas relacionadas ao tráfico de drogas. As ordens também estavam ligadas ao contato com as “bocas de fumo” e remessas de drogas para os presídios de Timon.
Durante as investigações, um dos advogados presos na manhã desta sexta-feira, foi flagrado entregando drogas para detentos no momento das visitas em presídios. No esquema, os presos engoliam os entorpecentes, voltando para as celas e iniciando a comercialização.