Acusado de matar ex com 19 facadas em Teresina é condenado a 26 anos de prisão
A família de Valdirene acompanhou o julgamento e torcia pela condenação máxima do acusado
A Justiça do Piauí condenou, nesta quinta-feira (06/03), Ezequiel Rodrigues de Araújo a 26 anos de prisão pelo feminicídio de sua ex-companheira, Valdirene Torquato da Silva. A vítima foi brutalmente assassinada com 19 facadas em janeiro de 2022, na zona Sul de Teresina .
O julgamento ocorreu na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina. A sentença reafirma a condenação inicial de 26 anos e oito meses, que havia sido anulada em novembro de 2024 por decisão do desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Piauí. A defesa do réu alegou violação ao direito ao silêncio seletivo e quebra do princípio da incomunicabilidade dos jurados, o que levou à anulação do primeiro julgamento.
O Conselho de Sentença manteve o entendimento anterior e considerou as qualificadoras de motivo fútil, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A família de Valdirene acompanhou o julgamento e torcia pela condenação máxima do acusado.
Relembre o caso
Valdirene Torquato da Silva, de 42 anos, foi assassinada a caminho do trabalho, no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. O crime chocou o país devido à brutalidade dos golpes. Ezequiel Rodrigues de Araújo, que manteve um relacionamento de 10 anos com a vítima, não aceitava o fim da relação e vinha fazendo ameaças constantes contra ela.
Mesmo após cinco anos da separação, a perseguição e o comportamento violento do réu culminaram no feminicídio de Valdirene. Agora, com a nova condenação, ele deverá cumprir a pena em regime fechado.