PF investiga suspeito de comercializar material de abuso sexual infantil em Timon
Operação apreendeu equipamentos eletrônicos usados para armazenar e vender conteúdo ilegal
A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (4/11) uma ação de busca e apreensão na cidade de Timon (MA), como parte da Operação Conteúdo Proibido 17, que tem como foco o combate a crimes de exploração sexual infantil praticados na internet.
O alvo da operação é um homem suspeito de armazenar, disponibilizar e vender imagens e vídeos com cenas de violência sexual contra crianças e adolescentes. Durante o cumprimento do mandado, os agentes apreenderam computadores, celulares e outros equipamentos eletrônicos, que foram encaminhados para perícia técnica. O material será analisado para identificar possíveis provas digitais e rastrear eventuais conexões com outras pessoas envolvidas no crime.
De acordo com a PF, caso as suspeitas sejam confirmadas, o investigado poderá responder por armazenamento, divulgação e comercialização de conteúdo pornográfico infantil, delitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com penas que podem ultrapassar oito anos de prisão.
A Polícia Federal reforçou ainda a importância da orientação e acompanhamento de crianças e adolescentes no uso da internet, alertando pais e responsáveis para os riscos do ambiente virtual e a necessidade de diálogo constante como forma de prevenção a esse tipo de crime.