Chico Lucas recebe representantes que querem implantar recuperação de celulares
Participaram da reunião os representantes do Rio de Janeiro, Sergipe e Distrito FederalO secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, realizou uma reunião com os representantes do Rio de Janeiro, Sergipe e Distrito Federal, na manhã desta quinta-feira (18/04).
A reunião visou discutir como funciona o protocolo de recuperação de celulares criado e implementado pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), no qual será adotado como política nacional de combate ao furto e roubo de aparelhos e incorporada ao programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

O Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, afirmou que estão em diálogo com o tribunal de justiça e com a defensoria pública.
“A nossa defesa é que aqueles que cometam o crime sejam encarcerados, porque se isso acontecer e ele pagar pelos crimes que cometeu a gente encerra o ciclo da violência. O caminho da criminalidade é um caminho muito ruim, que leva ou a prisão ou a morte. Lógico que o poder público está fazendo sua parte com a escola em tempo integral e dando a oportunidade para quem quer. Esse é um problema não somente da polícia, mas de educação, saúde, um problema também do poder público e judiciário”, disse o secretário.
O Coronel Sena da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, participou da reunião e afirmou que ficou impressionado com a quantidade de celulares que foram recuperados desde o início da ação.
“Estamos aqui dialogando, fazendo esse canal de interlocução, buscando aquilo que funciona, para adaptar a nossa realidade e buscar uma sensação de segurança. Sem sombra de dúvidas, o principal foco é o tecnológico, na parte tecnológica. Eu sou diretor-geral de tecnologia, nós temos aqui também o diretor de infraestrutura, a gente veio aqui para conversar, buscar e adaptar a nossa realidade. O que mais nos chamou atenção foi o grande número de recuperação dos telefones celulares, isso aí foi formidável. É um produto genuíno, é importante a gente deixar bem claro, a gente fica muito feliz quando se desenvolve algo semelhante, é importante demais”, disse o coronel.

Já o diretor de sistemas do do Rio de Janeiro, Major Ferreira, comentou que no estado eles tiveram reduções de vários tipos de crime, mas quando se trata de roubo de celulares o caso só aumentou.
“Nós tivemos uma redução criminal de vários tipos de crime, no nosso plano de metas dos últimos anos, mas o roubo de celular continua sendo um índice que a gente não reduziu, pelo contrário, aumentou. Então, acho que a visita é muito importante pra isso, entender como a tecnologia, ela pode ajudar na recuperação desse telefone, entender todo o processo operacional e tentar adaptar para nossa realidade do Rio de Janeiro. Hoje nós já temos três aplicativos, já temos sistemas de reconhecimento facial, leitura de placas, então acho que isso vem a agregar ainda mais, pegar a experiência do Piauí, né, a experiência exitosa, e levar pro Rio de Janeiro”, disse o major.