Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Operação Cela 03 mira esquema de tráfico, lavagem e roubo de veículos no PI e MA

Ação mira braço financeiro e operacional de facção com atuação em Timon e Teresina
Plantão Policial

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Piauí (Gaeco/MPPI) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (22/10), nove mandados de busca, apreensão e prisão durante o desdobramento da Operação Cela 03, realizada em conjunto com o Gaeco do Maranhão. A ofensiva tem como alvo o braço financeiro e operacional de uma facção criminosa com atuação interestadual.

Foto: ReproduçãoOperação Cela 03 mira esquema de tráfico, lavagem e roubo de veículos no PI e MA
Operação Cela 03 mira esquema de tráfico, lavagem e roubo de veículos no PI e MA

Segundo o Ministério Público, as investigações apontam que o grupo movimenta recursos oriundos do tráfico de drogas, associação para o tráfico e, principalmente, lavagem e ocultação de bens e valores. O esquema teria como eixo principal as cidades de Timon (MA) e Teresina (PI), onde a facção abastecia suas operações ilegais.

Esta segunda fase da operação decorre de provas reunidas na primeira etapa, deflagrada em 12 de agosto de 2024, quando o Gaeco revelou um sistema estruturado de tráfico ilícito de entorpecentes e comércio ilegal de veículos furtados ou roubados utilizados para financiar atividades do crime organizado.

Ao todo, a Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados de São Luís, responsável pelo processo, expediu 15 mandados de prisão preventiva e várias ordens de busca e apreensão. A operação mobilizou aproximadamente 180 agentes públicos, entre membros do Ministério Público, policiais civis e militares do Maranhão e do Piauí.

Além do Gaeco do Piauí, a ação contou com o apoio do BOPE, BEPI e de equipes da Polícia Militar e Polícia Civil, reforçando o enfrentamento ao crime organizado que atua com forte capilaridade financeira e logística na fronteira entre os dois estados.

Comente