Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Pacto pela Ordem: Segurança faz balanço da megaoperação realizada em Teresina

Operação 'Pacto pela Ordem' foi intensificada após morte de cabo da Polícia Militar no Piauí
Plantão Policial

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realizou nesta segunda-feira (28/04) uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados da operação Pacto pela Ordem, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG). Durante a coletiva, foram divulgados detalhes da operação realizada no domingo (27/04), que resultou na prisão de 22 pessoas suspeitas de práticas criminosas em diversas regiões do estado.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíPacto pela Ordem: Segurança faz balanço da megaoperação realizada em Teresina
Pacto pela Ordem: Segurança faz balanço da megaoperação realizada em Teresina

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, destaca o saldo positivo da operação. "Olha, mais de vinte mandados de prisão cumpridos, mais de dez armas apreendidas, drogas, enfim, um saldo positivo da operação que já estava programada. É claro que teve uma ampliação por conta da ação contra o nosso policial, que tivemos que intensificar as operações e as ramificações, tivemos que acelerar e incluir pessoas a mais e alvos por conta desse lamentável latrocínio que tivemos com o nosso irmão Sargento Galvão", diz.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíCoronel Scheiwann Lopes
Comandante-geral Scheiwann Lopes

Em seguida, o comandante elucida como as forças de segurança reagiram aos crimes recentes: "Mas, graças a Deus, conseguimos dar uma resposta à família, à sociedade, ao ambiente, no sentido de que identificamos, localizamos e capturamos os indivíduos diretamente ligados ao seu latrocínio. Tivemos um óbito por reação, faz parte do nosso trabalho. Estamos aqui para cumprir a lei, a ordem. Somos uma das polícias menos letais do país, mas nem por isso estamos separados. Repelir a injustação. Não vamos tolerar esse tipo de coisa".

O delegado Charles Pessoa comenta que a operação foi fundamental para o enfrentamento ao crime. "Pois é, ontem deflagramos essa importante operação policial, uma ação que já vinha sendo planejada e conduzida pelo próprio Secretário de Segurança Pública, pelo nosso delegado-geral Luiz Siqueco, pelo comandante-geral. Uma operação importante na região do Mafrens relacionada a uma célula criminosa que já foi alvo de diversas investigações e operações, inclusive coordenadas pelo Draco", explica.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíDelegado Charles Pessoa
Delegado Charles Pessoa

O delegado também relata o saldo das ações realizadas durante a operação. "Então ontem mais de 70 medidas judiciais foram cumpridas, 20 prisões, 10 armas de fogo apreendidas, indivíduos que pertencem ao mesmo núcleo familiar, só para você ter uma ideia, em uma das operações anteriores nós tínhamos prendido o Regine, o filho dele, o Gabriel, que era foragido da Justiça, justamente em investigações conduzidas pelo Draco, entrou em confronto com a Segurança Pública na sexta-feira, salvo engano, e resultou indo a óbito", relata.

O coronel Audivam explica a ação integrada das forças de segurança. "Foi uma ação integrada não só da Polícia Militar como também da Polícia Civil. A união das forças policiais e a resposta foi à altura do que ele mereceu. Ou seja, nós não paramos as diligências. Do momento que soubemos da morte do nosso companheiro, do irmão de farda da Polícia Militar, nós nos unimos, os policiais de folga vieram para os quartéis e aí nós diligenciamos", detalha.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíCoronel Audivam
Coronel Audivam

O coronel também comenta sobre a identificação dos criminosos e a reação deles. "Conseguimos identificar os dois indivíduos, diga-se de passagem, são dois indivíduos de alta periculosidade, dois indivíduos que, acostumados no mundo do crime, já foram presos com arma de fogo, já tomaram arma de policial militar. Ou seja, esse indivíduo aí que foi neutralizado, só para os senhores terem uma ideia, já é a terceira arma de fogo que ele tomava aqui de agentes da segurança pública aqui do Estado", explica.

Comente