Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Taxas de homicídio caíram em 22,75% em 2024, diz secretário Chico Lucas

Números foram apresentados no workshop 'Segurança em Dados', realizado nesta quarta-feira (03)

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) realiza, na manhã desta quarta-feira (03/04), o workshop "Segurança em Dados", para apresentar o relatório trimestral de 2024 no estado. O evento, promovido pelo Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DATASSP), acontece no auditório do órgão, a partir das 8h, e contará com a participação do secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, do gerente de Análise e Estatística Criminal da SSP, delegado João Marcelo Brasileiro, e do gerente de Dados Cartográficos da SSP, Samuel Anderson.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíWorkshop 'Segurança em Dados'
Workshop 'Segurança em Dados'

Segundo dados apresentados pelo secretário Chico Lucas, houve uma redução de 23% no número de casos de homicídio doloso no primeiro trimestre de 2024. Os números de homicídios com uso de arma de fogo e de arma branca também reduziram em 25% e 55%, respectivamente. Casos de homicídio culposo, quando ná há intenção de matar, também apresentam significativa queda de 75%. Tentativas de homicídio subiram em 17%. A diminuição de homicídios em geral foi de 22,75%, indo de 189 vítimas no primeiro trimestre de 2023 para 144 em 2024.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíTaxas de homicídio no primeiro trimestre de 2024
Taxas de homicídio no primeiro trimestre de 2024

Os crimes de roubo e furto de celulares também apresentaram decréscimo de 44% e 18%, respectivamente. Chico Lucas atribui essas quedas às ações integradas das forças de segurança do estado.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíDados relacionados ao roubo e furto de celulares
Dados relacionados ao roubo e furto de celulares

Quanto aos crimes contra a mulher, os dados apresentados pelo secretário também apontam que houve uma diminuição no número de casos. O número de mulheres assassinadas reduziu em 58%, indo de 19 mulheres no primeiro trimestre de 2023 para 8 em 2024. O número de estupros reduziu em 29%, com 25 casos a menos no primeiro trimestre deste ano. O número de feminicídios, crime que acontece quando uma mulher é morta por razões decorrentes de seu próprio gênero, não apresentou alterações de 2023 para 2024.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíTaxas de crimes contra a mulher no primeiro trimestre de 2024
Taxas de crimes contra a mulher no primeiro trimestre de 2024

Em entrevista ao Conecta Piauí, o secretário Chico Lucas disse que a função do workshop foi discutir os dados com a imprensa para facilitar o diálogo com a sociedade. "O objetivo foi, muito mais do que divulgar os dados, foi discutir esses dados, apresentá-los, debater com vocês da imprensa, a metodologia, como funciona, para que vocês nos fiscalizem, nos cobrem, mas que a gente possa explicar as razões pelas quais o número é alterado ao longo do tempo, quando a dinâmica do crime muda, ou porque que um determinado dado a gente demora mais algumas horas para entregar", explica.

O secretário disse também que cidades do Norte do estado receberão reforço no policiamento. "Nós criamos o batalhão de Barras e vamos agora levar o novo efetivo. A gente vai reforçar com o batalhão de Barras as outras cidades, porque o efetivo que era distribuído entre Esperantina, Barras e Luzilândia agora vai ter dois batalhões: o de Esperantina, cuidando dos cocais com a divisa do Maranhão, vai ter o batalhão de Piripiri, cuidando dos cocais ligados ao Ceará, e vamos ter Barras ali com o outro batalhão", conta.

Comente