Atletismo piauiense ganha força com parceria entre Secepi, UFPI e Federação

Visita técnica avalia infraestrutura e abre caminho para formação de atletas no estado
Redação

A secretária Josiene Campelo e a presidente da Federação Piauiense de Atletismo, Maria da Paz, visitaram a Universidade Federal do Piauí (UFPI), nessa quinta-feira (27), para conferir o espaço de atletismo da instituição. A Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi) busca parceria com a instituição para investir na base do atletismo do Estado. Para isso, foi realizada uma visita técnica para verificar as instalações e os espaços disponíveis na instituição. Elas foram acompanhadas pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Mattos, e pelo professor e chefe do Departamento de Educação Física, Sérgio Galan.

A secretária Josiene Campelo destacou que a visita marca um passo importante na construção de uma política sólida para o desenvolvimento do atletismo no Piauí. “Estamos realizando um mapeamento das infraestruturas esportivas existentes no estado e a UFPI é um espaço estratégico nesse processo. Nosso objetivo é fortalecer tanto a iniciação esportiva quanto a continuidade do trabalho no alto rendimento, criando condições reais para que nossos atletas se desenvolvam”, afirmou.

Ela ressaltou que a parceria com a universidade amplia as possibilidades de suporte à base do esporte. “Queremos que todas as modalidades tenham oportunidade de crescer. Para isso, a aproximação com instituições, como a UFPI, é fundamental. Aqui encontramos não só estrutura, mas profissionais comprometidos e dispostos a somar conosco. Essa união de esforços é o que vai permitir que o atletismo piauiense avance cada vez mais.

Maria da Paz, presidente da Federação Piauiense de Atletismo (FPAxx), comentou que a Federação está retornando com as atividades. “E desde o início dessa volta, a secretária nos deu apoio. Com essa visita só confirma e mostra a vontade dela, não só com atletismo, mas com todas as outras modalidades. É o apoio de quem quer construir o esporte piauiense”.

A presidente disse ainda que o atleta precisa de pista e de implementos para treino e competição. “E esse passo está sendo muito importante e motivacional. Tanto para mim, como presidente da Federação, quanto para os técnicos e para os atletas. Tenho a certeza de que eles vão ficar muito felizes porque é a primeira vez que a gente está tendo uma secretária do estado que realmente está fazendo, na prática, pelo nosso esporte e mostrando que deseja que a gente cresça junto com ela”.

Emídio Mattos declarou ter uma perspectiva de parceria e comemorou. “Que bom que a secretária veio aqui, porque a universidade está aberta a essas parcerias.  Compreendemos que precisamos fortalecer o esporte no Piauí. O Setor de Esportes da UFPI é um instrumento esportivo muito importante para o estado. Já temos feito parcerias com o Governo do Estado em diversas áreas e queremos também na área do esporte”.

Mattos disse ainda que todos estão disponíveis para planejar o esporte a curto, médio e longo prazo e colher resultados ao longo de muitos anos. Como, também, no campo de formação. “Temos um curso de Educação Física e podemos entrar nesse campo de estágios e formação para nossos alunos”, concluiu.

O professor Sérgio Galan disse que é sempre bom ter parcerias com o Estado. “Principalmente com uma pessoa que vem aqui com boas intenções, é muito importante. Porque o esporte depende de parcerias, da junção de vários entes para que se resolva. Principalmente com a notícia que ela deu aqui, que gostaria de investir na iniciação desportiva que é a base do esporte”.

Leia também