'Atitude lamentável', diz Rafael sobre tarifaço de Trump em exportações de mel

Exportações de mel do Piauí só foram liberadas de porto após negociação com empresários americanos

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), classificou como "atitude lamentável" a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor novas sanções econômicas ao Brasil, que afetaram a exportação de 95 toneladas de mel produzido no estado.

A carga, que estava retida no Porto de Pecém (CE), foi liberada no último domingo (13/07) após negociações entre empresários piauienses e importadores americanos. Os produtos já estavam prontos para embarque na última semana, mas os compradores dos EUA pediram à Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro (Casa Apis) que suspendessem o envio devido à nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.

Foto: Reprodução
Rafael Fonteles

Em entrevista nesta segunda-feira (14/07), Fonteles diz que confia na capacidade do governo federal de reverter a situação. "Nós confiamos na condução do presidente Lula. Claro que é lamentável a atitude do presidente americano, ainda mais a fundamentação que ele coloca para isso. É algo realmente que não leva a nada. O presidente Lula, com toda a diplomacia, mas com a firmeza de defender a soberania, saberá conduzir muito bem em prol do povo brasileiro", afirmou.

A medida entrará em vigor oficialmente em agosto de 2025, mas o governador demonstrou preocupação com os impactos nas exportações do estado. Ele pediu mais "racionalidade e lucidez" nas decisões do governo norte-americano.

"Quando vem o presidente americano com esse tipo de tarifa, é ruim para o povo americano, que vai sofrer com o aumento de preços, mas também prejudica os outros países. Então, esperamos que a diplomacia prevaleça e, sobretudo, a racionalidade e a lucidez para os nossos povos", afirma.

Leia também