Servidores devem atualizar documento para a nova Identidade Nacional; Veja data
CIN substitui o tradicional RG e passa a utilizar o CPF como número único de identificaçãoO Governo do Estado está convocando todos os servidores públicos, efetivos, comissionados, terceirizados, temporários e até inativos, para realizarem a atualização do documento de identificação para a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A medida atende ao Decreto Estadual nº 24.080, publicado em setembro deste ano.
A CIN substitui o tradicional RG e passa a utilizar o CPF como número único de identificação, seguindo o padrão nacional. A emissão é totalmente gratuita e pode ser feita em qualquer unidade do Instituto de Cidadania Digital (ICD), presente em mais de 190 pontos pelo Piauí, o que deve facilitar o acesso dos servidores ao serviço.
O superintendente do ICD, Marcelo Mascarenha, reforça que a mudança representa um avanço tecnológico e administrativo. Segundo ele, o novo documento “é mais moderno, seguro e padronizado em todo o Brasil”, além de ser essencial para integrar os cadastros do Estado, garantir autenticidade das informações e agilizar o acesso a serviços públicos.
Prazos para atualização
Cada grupo de servidores tem um período específico para fazer a troca do documento:
- Comissionados, terceirizados e temporários: até 30 de dezembro de 2025
- Servidores efetivos ativos: até 27 de fevereiro de 2026
- Inativos e pensionistas: até 30 de abril de 2026
A Carteira de Identidade Nacional traz maior segurança contra fraudes, reduz erros cadastrais, possui validade em todo o território brasileiro e também é aceita nos países do Mercosul. A versão digital fica disponível no aplicativo gov.br, o que permite acesso ao documento pelo celular.
O que levar para atualizar a CIN
Para a emissão, é necessário apresentar:
- Certidão de nascimento ou casamento em boas condições;
- CPF;
- Comprovante de residência.