Esther Dweck destaca preparativos finais do Concurso Nacional Unificado
Os inscritos já podem conferir o local de prova por meio do site da Fundação Getúlio Vargas
RedaçãoA ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) é a convidada do “Bom dia, Ministra” desta quarta-feira, 1º de outubro. Na entrevista com rádios de diversas regiões do país, a ministra vai detalhar, entre outros temas, os preparativos na reta final para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), uma das maiores seleções públicas já realizadas para ingresso no serviço público federal.
São mais de 760 mil inscrições confirmadas em todas as regiões do país para concorrer às 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades do Executivo Federal. As provas serão aplicadas em 228 cidades no próximo domingo, alcançando pessoas inscritas em 4.951 municípios de todas as regiões. Os inscritos já podem conferir o local de prova por meio do site da Fundação Getúlio Vargas.
As regiões Sudeste (247.838 inscritos) e Nordeste (229.436) concentram o maior contingente de participantes, seguidas por Centro-Oeste (150.870), Norte (84.651) e Sul (48.733). Os estados com maior número de inscrições são Rio de Janeiro (108 mil), Distrito Federal (102 mil), São Paulo (77 mil), Bahia (65 mil) e Minas Gerais (51 mil).
CARTÃO DO SUS
Outra novidade a ser abordada é a unificação do Cartão do SUS e o número do CPF. A medida está prevista na Lei nº 14.534/2023 e representa um marco na transformação digital e na construção de uma identidade digital única. Faz parte de uma ampla agenda de modernização do Estado, conduzida pelo MGI desde janeiro de 2023.
INTEROPERABILIDADE
A integração do CPF como número único nas bases de dados do governo permite que diferentes áreas de atendimento, como saúde, educação, assistência social, trabalho e renda, conversem entre si, o que permite visão completa de cada cidadão e uma atuação mais eficiente do Estado: é a chamada interoperabilidade.
CIN
Outra peça-chave na transformação digital em curso é a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que também usa o CPF como número único nacional. A emissão do documento de identificação agora tem padrão nacional para todas as unidades da federação. A CIN já está nas mãos de 31,5 milhões de pessoas. Os estados do Piauí (38,40%), Acre (28,08%), Alagoas (24,68%), Mato Grosso (24,46%), Sergipe (23,41%) Rio Grande do Sul (22,50%), Santa Catarina (22,10%) e Distrito Federal (20,61%) foram os que mais emitiram a nova carteira.
REFORMA ADMINISTRATIVA
Dweck também vai detalhar as mudanças previstas com a Reforma Administrativa e explicar como elas podem tornar o serviço público mais eficiente e próximo da população. O tema é conduzido pelo MGI desde janeiro de 2023.
A transformação está organizada em três grandes eixos:
- Gestão de pessoas, com foco na valorização e profissionalização dos servidores
- Transformação digital, para posicionar o Estado como líder nesse quesito e facilitar o acesso a serviços públicos
- Organizações, para racionalizar o uso dos recursos públicos, promover a eficiência e fortalecer a governança.
AO VIVO
O “Bom Dia, Ministra” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rádio Gov, no mesmo canal de “A Voz do Brasil”.