Piauí discute avanços e desafios da gestão da água em workshop estadual
Encontro discute cooperação, políticas e estratégias para segurança hídrica no Piauí
RedaçãoO Governo do Piauí realiza, nesta quinta (02/10) e sexta-feira (03/10), o Workshop Desafios, avanços e propostas para a governança da água no Piauí, no auditório da Secretaria da Cultura (Secult), no Centro de Teresina. O evento terá a participação de representantes do Banco Mundial (BID), gestores estaduais, especialistas e parceiros para discutir segurança hídrica, cooperação institucional e prioridades para um Programa Integrado de Segurança Hídrica (PISH) no estado.
Realizado por meio da Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan) e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o workshop terá painéis técnicos, mesas-redondas e momentos de consolidação de resultados, com intervenções de referências regionais nas áreas de recursos hídricos e meteorologia.
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, avalia que a integração de esforços é fundamental para o futuro da água no estado. "Na realidade é uma necessidade, não só pelo momento grave de seca que a gente vive, mas pelo processo de transição da gestão de águas. Estamos implementando a concessão de água e esgoto e precisamos avançar em políticas ligadas ao conhecimento dos mananciais, ao sistema de outorga e à capacidade preditiva. É esse aprofundamento que vai permitir uma gestão mais integrada e efetiva de um bem tão importante que é a água", destaca.
O diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Felipe Gomes, avalia que o workshop é um momento de alinhamento entre instituições. "O foco foi reunir todos os órgãos do Estado que atuam na política de recursos hídricos e trazer experiências de sucesso da Paraíba e do Ceará. A ideia é fazer um diagnóstico robusto dos gargalos da segurança hídrica e absorver boas práticas para aplicar aqui no Piauí", afirma.
O gerente regional da Água, David Michaud, elogia a iniciativa do Governo do Piauí. "Acho muito positiva a convocação feita pela Secretaria de Planejamento para reunir todas as instituições do Estado em torno do tema da água. Trazer a experiência da Paraíba e do Ceará, além de parceiros federais, é um passo importante para avançar na segurança hídrica do Piauí", avalia.
O secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, ressalta o avanço na base de dados da Semarh. "Nós só tínhamos 60 barragens catalogadas e hoje já são mais de 100. A partir desse conhecimento, conseguimos identificar os reservatórios e planejar investimentos em locais próximos das demandas sociais e econômicas. Esses dados permitem que a água chegue a quem realmente precisa, garantindo eficiência e impacto social", pontua.