Primeira morte por Covid-19 é confirmada em Oeiras
A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde
A cidade de Oeiras registrou a primeira morte por Covid-19 neste ano. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, em boletim epidemiológico divulgado neste sábado (06/09).
De acordo com os dados, entre os dias 31 de agosto e 6 de setembro foram contabilizados 23 novos casos positivos e um óbito. A vítima é uma idosa de 86 anos, residente da zona rural do município, que teve diagnóstico confirmado após exames realizados no Laboratório Municipal e no Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC).
Segundo o painel da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), já foram notificadas 14 mortes por Covid-19 em 2025, além de 1.987 casos confirmados. No entanto, até o momento, o sistema estadual não registrou a morte ocorrida em Oeiras.
Dados do boletim local
Laboratório Municipal: 138 exames realizados, com 18 resultados positivos.
Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC): 29 testes feitos, 5 positivos.
Medidas de prevenção
Higienize as mãos com frequência, usando água e sabão ou álcool em gel.
Use máscara em locais fechados, aglomerações ou em caso de sintomas gripais.
Mantenha distanciamento sempre que possível.
Atualize a vacinação contra a Covid-19, principal forma de evitar casos graves, internações e óbitos.
Nova variante em circulação no Piauí
O estado também monitora a presença da nova cepa XFG, conhecida como a “variante da rouquidão”, que já provocou a internação de 21 pessoas. Ela tem atingido principalmente homens de 15 a 39 anos, público mais exposto por estar em maior circulação.
Além da rouquidão, a variante provoca sintomas já conhecidos da doença, como febre, tosse, cansaço, perda do olfato e do paladar, falta de apetite, dores musculares, dificuldade para respirar, diarreia e náuseas.