‘Não vejo polêmica’, diz Enzo Samuel sobre repatriação de venezuelanos em Teresina

O projeto foi proposto pelo vereador Pedro Alcântara (Progressistas)

Em uma coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (19), o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel (PDT), falou do projeto de repatriação dos venezuelano em Teresina, proposto pelo vereador Pedro Alcântara (Progressistas). O presidente destacou que não vê nenhum problema, desde que o imigrante queira ser repatriado.

Foto: Alessandra Fonseca/Conecta Piauí
Vereador Enzo Samuel (PDT)

“Não vejo polêmica no projeto. O projeto deixa claro que se o imigrante que  estiver aqui em Teresina tiver interesse de retornar para o seu local de origem, ele recebe apoio do poder público”, disse o vereador.

Questionado sobre a decisão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de revogar esse projeto de repatriação, porque traria um alguns riscos, o vereador viu essa atitude baseada em informações distorcidas.

“Tem que saber como foi que a OAB visualizou esse projeto. Há uma manifestação de vontade da parte, se houver um projeto de retornar pro seu local de origem e receber  amplo aparato do poder público, até aí não vejo problema. Assim como aqueles que não tem vontade, eu defendo que o poder público tem que ter sim políticas públicas para inserirem aqui na vida, no dia a dia, no cotidiano de Teresina”, ressaltou Enzo Samuel.

O projeto de lei, proposto pelo vereador Pedro Alcântara (Progressistas), estabelece políticas de imigração para a capital. Entre as medidas propostas estão o custeio de passagens para estrangeiros que estão em Teresina e desejam retornar voluntariamente aos seus países, além da implementação de ações como a oferta de moradia e empregos para esses imigrantes.

Leia também