Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Câmara realiza audiência para discutir reajuste de professores e buscar acordo

O objetivo é chegar a uma acordo e conseguir a aprovação do reajuste de 20,8%

Câmara Municipal de Teresina (CMT) realizou uma audiência pública, nesta segunda-feira (08/04), para discutir sobre o projeto de lei 39/2024 que dispõe acerca do reajuste do piso do magistério na capital. Representantes do Ministério Público do Piauí (MPPI), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), da Prefeitura de Teresina e professores da rede municipal de ensino participaram da audiência. O objetivo é chegar a uma acordo e conseguir a aprovação do reajuste de 20,8%.

Quem presidiu a audiência foi o vereador Ismael Silva (Progressistas). Segundo o parlamentar, durante a sessão foi aprovada uma nova reunião para o dia 15 de abril, com o intuito de ter a aprovação do possível acordo entre a prefeitura e a categoria.

Foto: Naiane Feitosa / Conecta PiauíAudiência pública na Câmara Municipal de Teresina
Audiência pública na Câmara Municipal de Teresina

“Saímos daqui com um alinhamento para uma nova rodada de negociações já apartir da próxima segunda-feira, entre representantes dos sindicatos, dos órgãos de controle e do município para saber se o Município possui ou não de fato capacidade financeira para arcar com o piso na proposta que está sendo solicitada pelos professores”, informou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares, a greve irá continuar até que haja um acordo que assegure os direitos da categoria.  

Foto: Naiane Feitosa / Conecta PiauíSinésio Soares
Sinésio Soares

"Esperamos que seja resolvido porque a greve prejudica todo mundo. A greve prejudica a gente, que vai ter que repor, prejudica os alunos, prejudica a cidade e prejudica a qualidade da educação. Ou seja, se o recurso já vem, são R$ 862 milhões, se há possibilidade, segundo a própria representante do CACS Fundeb que estava aqui hoje, então, qual é o problema em relação a conceder aquilo que valoriza os profissionais da educação e que está previsto na lei e foi decidido pelo Tribunal de Contas?", disse Sinésio em entrevista o Conecta Piauí.

A audiência acontece porque a Casa aprovou o veto do prefeito da capital, Dr. Pessoa (Republicanos), ao reajuste de 20,8%. Ficou aprovada a proposta da prefeitura, que foi do reajuste de 5%, apenas com reajuste que inclui outras categorias. 

Comente