Estudantes da rede estadual finalizam preparativos para intercâmbio em Singapura
O último grupo do programa Do Piauí para o Mundo embarca para Singapura em janeiro de 2026Com o olhar atento ao futuro e a mala carregada de sonhos, estudantes das escolas estaduais deram mais um passo rumo a uma experiência que promete marcar suas trajetórias pessoais e acadêmicas. Nessa segunda-feira (29), a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) realizou a entrega dos kits de viagem aos alunos selecionados para o intercâmbio internacional do Programa Do Piauí para o Mundo, que embarcam para Singapura no próximo dia 9 de janeiro para uma imersão educacional e cultural na Ásia.
Ao todo, participam do intercâmbio 20 estudantes e quatro professores, dos Centros Estaduais de Tempo Integral (Cetis) Paulistana (Paulistana); Raimundinho Andrade (Campo Maior); Professor Antônio dos Reis e Silva (Boqueirão do Piauí); e Lucas Meireles (Demerval Lobão).
Cada estudante recebeu um kit composto por notebook, moletons, camisetas, calças, cadernos, estojos e canetas, além de itens essenciais para a viagem, como doleira, tag de mala, porta passaporte, mala oficial do Programa Do Piauí para o Mundo e auxílio financeiro para gastos pessoais. Os materiais vão acompanhar os intercambistas durante toda a experiência, garantindo estrutura e segurança durante o período fora do país.
A expectativa entre os alunos é de aprendizado intenso e crescimento pessoal. Jhonata Levy, de 19 anos, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Ceti Paulistana, destaca o significado da oportunidade. “Esta será minha primeira grande viagem e representa muito para mim. Será a primeira vez que andarei de avião e que sairei do país, o que torna essa experiência ainda mais especial. Estou curioso e animado para conhecer uma nova cultura e acredito que essa vivência será extremamente enriquecedora, especialmente no aspecto educacional”, afirmou.
Para Maysa Feitosa, de 17 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio também do Ceti Paulistana, a experiência está diretamente ligada ao projeto de vida e ao interesse pela área da tecnologia. “Minhas expectativas são muito altas porque essa experiência representa uma grande oportunidade para meu crescimento pessoal e para a construção de um futuro na área da tecnologia. Quero aprender novas técnicas e vivenciar uma imersão cultural que certamente vai contribuir para minhas escolhas acadêmicas e profissionais”, disse.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressalta que o intercâmbio integra a política educacional do Governo do Estado voltada à ampliação de oportunidades para jovens da rede pública, conectando ensino, cultura, inovação e vivência internacional ao modelo das Escolas Seduc de Tempo Integral.
“Este ano, 130 alunos e 26 professores foram premiados com esta experiência em seis países, incluindo Portugal, Alemanha, Coreia do Sul, China e Estados Unidos. Uma iniciativa que amplia horizontes, desenvolve autonomia e reforça a educação pública como ponte entre os sonhos desses jovens e o mundo”, destacou o gestor.
A entrega dos kits marca o início de uma jornada que reafirma o compromisso da Seduc com uma educação pública conectada às demandas globais. Mais do que uma viagem, o intercâmbio representa um marco na vida dos estudantes, que levam o Piauí na bagagem e retornam mais confiantes, maduros e preparados para novos desafios.
Em fevereiro de 2026, será a vez dos demais times participantes do maior hackathon de escolas públicas do mundo aproveitarem uma imersão educacional no IMPA Tech, sediado no Rio de Janeiro. Ao todo, 65 estudantes e 13 professores terão a oportunidade de estudar em uma das melhores instituições de Ensino Superior com foco em tecnologia e matemática do país.