Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Expo Favela Piauí: 15 estudantes de escolas públicas irão expor projetos no evento

Iniciativas apresentadas pelos estudantes visam impactar positivamente suas comunidades e escolas

Quinze projetos inovadores criados pelos estudantes das escolas públicas estaduais serão apresentados na Expo Favela Innovation 2024, que acontece nos dias 2 e 3 de agosto, em Teresina. São projetos desenvolvidos na Escola Indígena Estadual, apresentados no Seduckathon e também idealizados em outras escolas da Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc).

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíAlunos da rede estadual de ensino irão expor na Expo Favela 2024
Alunos da rede estadual de ensino irão expor na Expo Favela 2024

A etapa estadual da Expo Favela Innovation acontece no Sesc Cajuína, em Teresina, para os empreendedores piauienses. A programação inclui exposições, palestras, workshops, rodas de negócios e outras atividades.

As iniciativas apresentadas pelos estudantes da Seduc buscam impactar positivamente a educação em suas comunidades e foram selecionados entre os 266 trabalhos criativos inscritos na feira.

O Conecta Piauí conversou com Valciãn Calixto, presidente estadual da Central Única das Favelas (CUFA) do Piauí, ONG responsável pela Expo Favel. Valciãn destacou a importância da participação dos estudantes da rede de ensino estadual no evento.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíValciãn Calixto, presidente estadual da CUFA Piauí
Valciãn Calixto, presidente estadual da CUFA Piauí

"A gente fica feliz por, dos 60 empreendedores que estarão expondo seus negócios no Expo Favela durante os dois dias no Sesc Cajuína, 15 são estudantes da rede estadual de ensino. Sabemos que boa parte dos estudantes da rede moram nas favelas, periferias, vilas e comunidades. Nesse momento temos a periferia mostrando todo seu potencial criativo, inovador, seu potencial na tecnologia e na economia. Isso acontece porque temos um secretário sensível a essas causas, que incentiva, através de diversos programas e projetos, para que os estudantes possam ter essa visão de futuro através da realização desses projetos", conta.

Segundo o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a participação dos estudantes na Expo Favela é mais uma oportunidade para mostrarem seus talentos e suas capacidades. “A Expo Favela Innovation 2024 será uma oportunidade única para conhecer mais sobre essas iniciativas, trocar ideias com os criadores e celebrar a inovação que está moldando o futuro das escolas e estudantes Seduc”, destaca.

Foto: Tiago Moura / Conecta PiauíWashington Bandeira, Secretário de Estado da Educação
Washington Bandeira, Secretário de Estado da Educação

Os empreendimentos selecionados envolvem as áreas de tecnologia com uso de inteligência artificial, artesanato, têxtil, organização pessoal, orientação educacional e outras. Selecionados: AEE Buddy; Conselheiro Virtual; Connect School Bus; Seduc Guard; Teacher Talk; PANDA; Projeto Kakau; Easy Day; Sustainable School Feeding; Coleção "Carnaúba; Feira do Empreendedor da UEVP; Oportunijovens; Força, Empreendedorismo e Foco; Arte indígena “Originárias da Terra”; e Desfile indígena ancestral.

Allan Costa é professor da escola Premen Norte e coordenador do projeto PANDA, e contou ao Conecta Piauí que a iniciativa promete somar com a estrutura da escola, ajudando a ccomunidade escolar e exterior a ela. O projeto promete incrementar o refeitório da escola, dinamizando a entrega de alimentos e possibilitando, inclusive, a redistribuição de refeições para a cidade através de entidades filantrópicas.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíAllan Costa, professor e coordenador do projeto Panda
Allan Costa, professor e coordenador do projeto Panda

"O PANDA estará dividido em três partes: no PANDA Student o aluno irá solicitar sua alimentação todos os dias. Quando ele fizer a solicitação, o refeitório já estará ciente da solicitação. Lá ele terá a opção de realizar seu cadastro e colocar restrições alimentares que possui. Ele também irá avaliar toda refeição que fizer, e com isso, os gestores terão o feedback com relação à qualidade do alimento que está sendo servido ao aluno. No PANDA School será a parte de gerenciamento com os relatórios. Na fila dos refeitórios terá um toten onde aponta se o aluno já solicitou seu alimento e já recebeu ou não seu alimento. A outra parte será o Friends, onde entidades filantrópicas vão se cadastrar e receberão notificação caso haja alimentos ainda para consumo para que seja feita a redistribuição", detalha.

O secretário Adjunto e Superintendente Executivo na Seduc do Piauí, Rodrigo Torres, disse ao Conecta Piauí que as ações da secretaria propiciam aos estudantes um ensino completo, que vai além do ensino acadêmico, abrangendo outros tipos de competências que serão úteis para a vida profissional dos jovens. Ele também destaca que eventos como o Expo Favela dão o espaço para os estudantes demonstrarem essas habilidades na prática.

Foto: James Rodrigues / Conecta PiauíRodrigo Torres, Secretário Adjunto e Superintendente Executivo na Seduc
Rodrigo Torres, Secretário Adjunto e Superintendente Executivo na Seduc

"Isso faz parte de um grande esforço de oferecer aos nosso jovens das escolas Seduc oportunidades de formação que vão além da formação tradicional. É um ensino em tempo integral e com uma formação integral, que trabalha não só a formação acadêmica, mas também outros aspectos que vão ser importante para o futuro deles, como trabalhar com empreendedorismo, tecnologias, educação financeira, ambiental e outras. Esse conjunto de ações lideradas pelo secretário Washington Bandeira e pelo governador Rafael Fonteles estão trazendo oportunidades diversas para esses jovens, que aproveitam isso desenvolvendo projetos inovadores que apresentarão soluções para suas comunidades e escolas. E é nesses espaços como o Expo Favela que eles tem a oportunidade de brilhar", explica.

Conheça os projetos selecionados para a Expo Favela:

1- Exposição de arte indígena “Originárias da Terra” – A Coleção de esculturas de mulheres indígenas que falam sobre a memória, tradições, grafismos e outras cenas do cotidiano. A exposição integra o projeto Ikatu Axé que incentiva a multiplicidade de experiências dos povos, as suas representações culturais.

2- Desfile indígena ancestral – A memória do povo Warao e Guajajara são expostas em coleção com pinturas em roupas, biojóias, artesania de tramas, adereços de miçangas de produtos extraídos da floresta e desenhos produzidos por alunos do Ceti Oka Ka Inaminanoko e indígenas da Aldeia Ukair.

3- AEE Buddy – A equipe de estudantes do Ceti Liceu Parnaibano, de Parnaíba, irá apresentar o premiado projeto de assistente digital que auxilia na identificação de comportamentos e emoções em sala de atendimento educacional especializado.

4- Conselheiro Virtual – Do município de Pio IX, o time do CETI Nossa Senhora do Patrocínio vai apresentar projeto de saúde mental na escola. A plataforma digital conecta estudantes a conselheiros e orientadores educacionais, oferecendo orientação acadêmica e emocional.

5- Connect School Bus – A inovação dos estudantes do CETI Maria da Conceição Salomé, de Teresina, envolve tecnologia no transporte escolar com o uso de Aplicativo focado na geolocalização do ônibus escolar.

6- Seduc Guard – Criado pelos estudantes do CETI Raimundinho Andrade, de Campo Maior, a solução para a segurança nas escolas une tecnologia e a comunidade escolar. A aplicação permite a comunicação rápida entre alunos, pais e a administração escolar em emergências.

7- Teacher Talk – Os estudantes do Ceti Paulistana irão apresentar a plataforma focada na colaboração entre professores, permitindo o compartilhamento de boas práticas e recursos pedagógicos com ênfase na formação docente.

8- PANDA – Programa de Administração de Nutrição Diária Alimentar, criado pelos estudantes do CEEP Pref. João Mendes O. de Melo (Premen Norte), Teresina, visa a eficiência da alimentação escolar por aluno evitando desperdícios, além da especificidade alimentar.

9- Projeto Kakau – Os alunos do CEEP José Pacífico de Moura Neto desenvolveram um aplicativo/game infantil que estimule o raciocínio lógico de crianças com o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e que ajuda os pais em rotinas com diversas atividades.

10- Easy Day – O aplicativo de produtividade foi projetado no CEEP José Pacífico de Moura Neto para facilitar o gerenciamento de tarefas, de calendário e permite o acompanhamento e conclusão de tarefas, além de fornecer uma visão histórica do progresso dos usuários.

11- Sustainable School Feeding – Os estudantes do CEEP José Pacífico de Moura Neto criaram o sistema que facilita a distribuição, reserva e gestão das refeições com funcionalidades como gestão de ticket, porções de alimentação, gestão de desperdício, descarte responsável, cardápio nutritivo, entre outros.

12- Coleção "Carnaúba – Com designs inovadores, a coleção de roupas criada por alunos do CEEP José Pacífico de Moura Neto celebra a carnaúba como um tesouro natural do Nordeste brasileiro, com destaque para o estado do Piauí. Enfatiza a árvore como fonte de identidade cultural, biodiversidade e na economia regional.

13- Feira do Empreendedor da UEVP – A equipe da U.E. Vila Paraíso irá demonstrar a Feira de Negócios da escola que busca estimular a criação de um ambiente favorável para ações empreendedoras com base na sustentabilidade.

14- Oportunijovens – No Ceja Gayoso e Almendra foi criada uma plataforma online para apoiar os estudantes em sua jornada pelo primeiro emprego com orientações para o mercado de trabalho, elaboração do currículo e entrevistas.

15- Força, Empreendedorismo e Foco – O projeto da U.E. Melvin Jones objetiva ações no âmbito do empreendedorismo para os estudantes, incentivando a troca de experiências, discussões e aconselhamento.

Comente