Ministro anuncia quatro novos campi do IFPI e centro de inovação em Teresina
Com Rafael Fonteles, o ministro da educação, Camilo Santana, cumpriu extensa agenda em TeresinaCumprindo agenda oficial em Teresina nesta terça-feira (04/11), o ministro da Educação, Camilo Santana, participou de uma série de compromissos ao lado do governador Rafael Fonteles. As ações incluíram a inauguração de um centro de inovação com ensino híbrido, o anúncio de novos campi do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a criação de um curso de Medicina em Floriano, além da assinatura de cooperação para implantação do IMPATECH, um centro de excelência em matemática.
A primeira atividade do dia foi a inauguração do Núcleo de Inovação e Educação Híbrida no CETI Professora Júlia Nunes Alves, no bairro Itararé, zona Sudeste da capital. O espaço servirá como laboratório e estúdio voltado à formação de professores a distância e à produção de conteúdos educativos. Durante o evento, Camilo Santana destacou o avanço da educação híbrida e o investimento federal em tecnologias educacionais.
“Estamos fazendo estúdios em todos os estados do Nordeste para formação de professores, para podcasts e transmissões ao vivo, conectando várias escolas e laboratórios em tempo real”, disse o ministro.
Em seguida, Camilo anunciou a criação do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Floriano, completando a oferta de ensino médico nas quatro macrorregiões do estado.
“A última região do Piauí que ainda não tinha um curso federal de Medicina era essa. Com Floriano, completamos o mapa da formação de médicos no estado”, afirmou.
Outro destaque foi a assinatura do termo de cooperação para implantação do IMPATEC, braço regional do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que será instalado no Piauí.
“Essa é uma ideia do presidente Lula. Criamos a primeira faculdade de matemática no Rio e agora estamos trazendo o IMPATEC em parceria com o governador Rafael. Isso reforça o ensino científico e tecnológico no Nordeste”, acrescentou Camilo.
O ministro também participou da recondução do reitor do IFPI, Paulo Borges, e anunciou a expansão da rede federal de ensino técnico com quatro novos campi nos municípios de Altos, Esperantina, Barras e Luzilândia.
“Antes do presidente Lula, o Brasil tinha 140 campi. Com os novos, chegaremos a 786 e queremos alcançar mil unidades em todo o país”, ressaltou.
O governador Rafael Fonteles destacou a relevância das ações para a educação piauiense. “É uma agenda especial, envolvendo ensino médio, técnico e superior. Com os novos campi, o IFPI chega a 24 unidades no estado. Além disso, o curso de Medicina em Floriano é um avanço que fortalece toda a região do Cerrado Piauiense”, disse.
Durante a solenidade, o reitor Paulo Borges lembrou os desafios enfrentados no primeiro mandato e comemorou o novo momento de expansão.
“Saímos de um período de restrição orçamentária e pandemia para uma fase de retomada e recomposição. Estamos construindo novos campi em Altos, Barras e Esperantina, que devem entrar em funcionamento até março do próximo ano”, afirmou.
A agenda também incluiu uma reunião virtual com centros de inovação do Nordeste para debater pautas da COP30, reforçando o compromisso do Ministério da Educação com o desenvolvimento sustentável e tecnológico da região.