Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

CapacitIA forma nova turma de idosos em tecnologia e uso seguro do celular

Curso promove letramento digital e autonomia no uso de smartphones e serviços online
Redação

A Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA) deu início, nesta terça-feira (14), à primeira turma do CapacitIA na modalidade Autonomia Digital – Melhor Idade. A iniciativa é realizada em parceria com as secretarias da Segurança Pública (SSP) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), e tem o apoio da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), do Instituto de Identificação Félix Pacheco e da Secretaria de Saúde (Sesapi). O objetivo é promover letramento e autonomia no uso do celular e de serviços digitais para pessoas idosas, com foco em segurança, cidadania e acesso a direitos.

Foto: Carlos Lustosa FilhoCapacitIA forma nova turma de idosos em tecnologia e uso seguro do celular
CapacitIA forma nova turma de idosos em tecnologia e uso seguro do celular

“Esse primeiro dia foi surpreendente. Recebemos um público mais amplo do que esperávamos. Foi emocionante ver o quanto as pessoas são receptivas e carinhosas. As pessoas idosas precisam, muitas vezes, apenas de um pouco mais de atenção”, afirmou Marina Reis, coordenadora de Inclusão Digital e Tecnologias Assistivas da SIA. Segundo ela, o conteúdo trabalhou funções básicas do aparelho e práticas de segurança. “Elas viram como reconhecer e ativar o modo avião, conectar à internet, salvar contato de emergência, limpar memória cache para melhorar o desempenho, baixar aplicativos apenas das lojas oficiais e recuperar acesso ao e-mail”, exemplificou. A coordenadora destacou ainda: “A meta é sair do ponto de ‘não sei de nada’ para um uso eficiente e autônomo, reconhecendo ícones e configurações, sem precisar de ninguém”.

A primeira turma do CapacitIA Autonomia Digital – Melhor Idade é formada por integrantes do projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Integrante da Unati há doze anos, a senhora Rita de Cássia Teixeira Silva resumiu a experiência de sala. “Hoje foi maravilhoso. Eu mexi no meu e-mail, algo que eu não sabia. Aprendi um bocado de coisinha ali. E agora eu sei mexer no meu celular”, alegrou-se.

Representando a Sasc, a coordenadora de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Fabiana Almeida, esteve no encontro falando de serviço e direitos da pessoa idosa. “É uma ação extremamente importante, porque são momentos como esse que enriquecem o envelhecimento humanizado no Piauí. Foi uma experiência exitosa, por proporcionar o compartilhamento de conhecimentos sobre políticas públicas voltadas para esse público tão importante”, avaliou. Para ela, a presença dos órgãos parceiros fortalece a rede de proteção e a promoção da autonomia na velhice.

Para a aluna Maria Teresa Carvalho, o fechamento do primeiro dia confirmou a aposta da turma. “Essa última palestra aqui fechou mesmo com chave de ouro. Muito boa, excelente!”, avaliou. Ao comentar os aprendizados, ela enfatizou a dimensão cidadã do curso. “A palestra sobre a valorização do idoso mostrou que, graças a Deus, já tem os órgãos que se preocupam com a gente. E nós que participamos desses grupos temos uma vida melhor, mais embasada. Porque tem muito idoso abandonado, não tem conhecimento. E essa divulgação a gente vai levando pra frente, vai trazendo alguns que estão parados para participar”, ponderou.

CapacitIA

O CapacitIA do Governo do Estado é executado pela SIA em parceria com vários órgãos do estado. Com a Secretaria de Administração (Sead), por exemplo, o treinamento é dividido em três etapas e é voltado para o servidor público com o objetivo de capacitá-lo a usar ferramentas de IA a fim de melhorar sua produtividade e melhor atender a população. Com a Secretaria de Planejamento (Seplan) foi realizada uma qualificação de Autonomia Digital voltado para a população atendida pelo Orçamento Participativo Digital (OPA). Ao todo, mais de mil pessoas participaram das formações até o momento.

Comente