Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Desembargador empossado do TRE diz que vai combater deep fake nas eleições de 2024

Sebastião Ribeiro Martins foi empossado como presidente do TRE nesta segunda-feira (08)

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins foi empossado, na manhã desta segunda-feira (08/04), como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na ocasião, Ricardo Gentil Eulálio Dantas foi empossado como vice-presidente. O evento contou ainda com a presença do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

Foto: Naiane Feitosa / Conecta PiauíPosse do desembargador Sebastião Ribeiro Martins
Posse do desembargador Sebastião Ribeiro Martins

Em conversa com a imprensa, o desembargador disse que o TRE irá realizar o combate às chamadas deep fakes no estado, que são montagens realizadas com o uso de inteligência artificial para criar vídeos com ações falsas de pessoas diversas. "O que não pode alguém utilizar um deep fake, como aconteceu no estado do Paraná, em que um candidato que estava em primeiro lugar nas pesquisas, um adversário, pegou o rosto dele, a voz, a entonação da voz, o timbre, a gesticulação, e disse que ele desistiu da candidatura", explicou.

Foto: Naiane Feitosa / Conecta PiauíDesembargador Sebastião Ribeiro Martins
Desembargador Sebastião Ribeiro Martins

O desembargador contou que o uso da inteligência artificial é permitido para fazer propaganda política, desde que nela contenha o informativo de que a ferramenta foi utilizada para a realização da mesma.

Cerca de R$ 42 milhões foram investidos na aquisição de novas urnas eletrônicas mais modernas, fabricadas a partir de 2020. Serão utilizadas 10.225 novas urnas nas eleições de 2024. Além disso, o desembargador afirmou que um novo data center, que é uma instalação física que realiza a hospedagem de dados, será adquirido, ainda para as eleições deste ano, gerando maior segurança.

O governador Rafael Fonteles também comentou sobre o combate ao mau uso de inteligências artificiais nas eleições de 2024 e disse que acredita na competência do TRE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para um enfrentamento efetivo de novas tecnologias utilizadas para enganar a população.

"Nós temos uma preocupação adicional agora com as inteligências artificiais, então já foi uma preocupação na eleição anterior, mas essa preocupação aumenta no momento em que você tem mais ferramentas tecnológicas que podem tentar enganar o eleitorado, mas estamos muito confiantes na gestão tanto do TSE quanto dos TREs, no combate ao uso indevido da tecnologia", disse.

Tópicos

Comente