Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Diretor de Prevenção da Defesa Civil comenta previsões climáticas do Piauí

Ao Conecta Piauí, Werton Costa falou sobre as chuvas intensas neste mês de março

O Centro de Gerenciamento de Riscos da Defesa Civil do Estado do Piauí tem emitido alertas contínuos à população sobre a iminência de chuvas intensas e riscos associados, especialmente nas regiões centro-norte e litorânea. Ao Conecta Piauí, o Diretor de Prevenção da Defesa Civil, Werton Costa, diz que a dinâmica atmosférica tem sido monitorada desde o início da pré-temporada, e o cenário tem se mostrado imprevisível, com mudanças significativas nas condições climáticas.

O fenômeno climático El Niño, inicialmente previsto para influenciar negativamente o período de chuvas, surpreendeu ao perder força em janeiro, resultando em volumes históricos de chuvas no sul do estado. Em fevereiro, houve uma migração dos sistemas atmosféricos para o centro-norte, beneficiando a região com precipitações acima da média, inclusive na capital.

Entretanto, a transição para a fase neutra do El Niño e a crescente influência do Atlântico Tropical indicam uma mudança no padrão de chuvas, com previsão de eventos mais intensos e severos, principalmente na última semana de março e possivelmente estendendo-se até meados de abril, especialmente na faixa norte do estado.

Foto: ReproduçãoDiretor de Prevenção da Defesa Civil comenta previsões climáticas do Piauí
Diretor de Prevenção da Defesa Civil comenta previsões climáticas do Piauí

Werton também enfatizou a importância de redobrar os cuidados diante dessas previsões, alertando para os riscos associados às chuvas intensas, como inundações e deslizamentos de terra. Além disso, a Defesa Civil está mobilizando recursos e equipes para garantir uma resposta eficaz a possíveis emergências, com foco especial na região da Bacia do Longaio e na Planície Litorânea.

Atualmente, um alerta amarelo abrange praticamente todo o centro-norte do estado, enquanto a faixa litorânea recebe um alerta de padrão laranja, indicando a possibilidade de chuvas intensas e eventos climáticos adversos.

Diante desse cenário, a população é orientada a manter-se informada sobre os alertas da Defesa Civil, adotar medidas preventivas e seguir as instruções das autoridades locais para minimizar os impactos das chuvas intensas e garantir a segurança de todos.

Comente