'Fala Consumidor': novo aplicativo garante mais segurança ao abastecer no Piauí
Plataforma gratuita traz georreferenciamento e histórico de fiscalizações dos postosO Governo do Estado do Piauí, em parceria com o Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI), lança até o final deste mês o aplicativo "Fala Consumidor", uma ferramenta tecnológica criada para fortalecer a relação de consumo e ampliar a transparência dos serviços prestados à sociedade. Em entrevista ao Conecta Piauí, o diretor-Geral do IMEPI, Júnior Macedo deu detalhes dessa nova ferramenta.
"Ele já está ativo, mas nós vamos estar lançando aí até o final desse mês, é um aplicativo em parceria com o INMETRO e o Governo do Estado. No estado do Piauí nós temos mais de 1.500 postos de combustível, então lá vai ter esse georreferenciamento, você vai clicar no posto, você vai saber qual foi a última autuação desse posto, vai ter todas essas informações, então ele vai saber qual é aquele posto que tem uma gasolina de qualidade, que tem uma bomba com aferição em dias para que ele possa abastecer com segurança, onde a gente, tanto o consumidor como o empresário, a indústria, o comércio, vai ter acesso a todos os produtos", disse.
A proposta é garantir mais segurança na hora de abastecer, permitindo que o cidadão identifique estabelecimentos regulares e com histórico positivo de fiscalização. Além disso, o aplicativo também oferece informações sobre produtos e serviços fiscalizados pelo IMEP, beneficiando consumidores, empresários, indústria e comércio.
O Fala Consumidor contará ainda com o registro georreferenciado de todas as operações realizadas pelo IMEPI em parceria com o Procon e a Secretaria de Segurança, ampliando o acesso às ações de fiscalização em todo o território piauiense.
"Então, assim, é mais informação, é mais tecnologia para a sociedade piauiense. Esse acesso é totalmente gratuito. É o Fala Consumidor, findou o diretor.