Fonteles anuncia tarifa zero no metrô em 2025 na entrega de estação em Teresina
Estudos também devem iniciar no próximo ano sobre a expansão do metrô para outras zonas da capitalO governador Rafael Fonteles anunciou, nesta terça-feira (12/11), a oferta de tarifa zero para usuários do metrô de Teresina. O comunicado foi divulgado pelo gestor estadual durante a inauguração da estação do bairro Colocado, que faz parte da primeira etapa de expansão do transporte ferroviário da capital.
A oferta de gratuidade deve iniciar a partir de janeiro de 2025, ano que será realizado um estudo para possibilitar a expansão do sistema rodoviário para todas zonas de Teresina. Com investimentos de R$ 9 milhões, a linha possui uma extensão de 2,5 quilômetros e conecta a estação do Colorado à estação Boa Esperança, beneficiando mais de 4 mil moradores da zona Sudeste.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“Esse estudo vai começar a ser feito no ano que vem, mas, obviamente, que é um processo de longo prazo. A preocupação inicial era modernizar, revitalizar, duplicar essa linha atual da Zona Sudeste até o Centro. Mas a nossa ideia é realmente ampliar depois para a Zona Norte e Zona Sul. Claro que ainda vai ser feito o estudo para depois se pensar nos recursos”, esclareceu o governador.
"Teremos Tarifa Zero no Metrô de Teresina a partir de Janeiro de 2025.
E estamos investindo mais de R$ 600 milhões no Metrô de Teresina, com extensão da linha férrea, novas estações, duplicação da linha, novos trens, dentre outras ações. Ao final das obras, deveremos reduzir à metade o tempo de viagem e multiplicar por 10 vezes o número de passageiros por dia.
Hoje, entregamos a ampliação da linha férrea em 2,5km e a nova estação do bairro Colorado. Em breve, iremos inaugurar mais 1,1km e a nova estação do bairro Todos os Santos", anunciou o governador.
Expansão e modernização do sistema metroviário
Além da construção da estação Colorado, o projeto inclui a duplicação de um trecho de 13,5 km da linha, que se estende do bairro Itararé até o centro da cidade. Com a duplicação, será possível operar dois trens simultaneamente em sentidos opostos, aumentando a capacidade e a frequência das viagens.