Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Indígenas trazem cultura dos povos originários para Feira da Agricultura Familiar

No Piauí, vivem 7.378 indígenas, de cinco etnias, distribuídas em sete municípios
Redação

Na Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária, a produção indígena é destaque com sua tradição e ancestralidade, que traz para a mesa do piauiense alimentos naturais e saudáveis, além do artesanato, que mostra a história e a cultura dos povos originários. O evento encerra neste sábado (23), no Parque Potycabana, e começa a partir das 17h, com diversos produtos dos quatro cantos do Piauí.

A presidente da Associação Indígena Akroá Gamella de Uruçuí e Adjacências (Apiagu), Maria da Conceição Sousa, fala da importância da valorização da produção dos povos originários na Feira. “A importância dessa feira é a gente fazer um resgate da tradição indígena, que está esquecida, e agora estamos trazendo essa tradição que vem da ancestralidade e mostrar isso para a nova geração que não conhece a nossa história”, destaca Conceição Sousa.

Para Conceição, a nova geração deve conhecer a história dos povos indígenas através da produção. “A nova geração tem que saber como é a história que atravessa o Piauí, por isso a gente está aqui representando os nossos produtos do extrativismo do cerrado, com óleo de pequi, com o doce e a rapadura consumidos desde a época dos nossos ancestrais e hoje apresentamos aqui na Feira da Agricultura Familiar”, conclui a presidente da Apiagu.

Foto: Geirlys Silva / SAFIndígenas

A superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social (SAAOS/SAF), Márcia Mendes, fala da importância da feira, que valoriza os povos tradicionais e abre espaço para a produção e a cultura de cada território do Piauí. “O evento valoriza a cultura e a produção sustentável de agricultores familiares, indígenas e quilombolas, com destaque para produtos do extrativismo, como buriti e pequi, além da rapadura de pequi. Etnias como Akroá Gamella, Tremembé e Warao marcam presença, fortalecendo a diversidade cultural”, afirma a superintendente.

No Piauí, vivem 7.378 indígenas, de cinco etnias, distribuídas em sete municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os povos originários têm um papel importante na agricultura familiar. Em abril deste ano, o Piauí foi o primeiro estado do Brasil a executar o PAA Indígena, o Programa de Aquisição de Alimentos voltado para os povos originários que faz a compra institucional da produção e doa para entidades que atendem famílias em situação de vulnerabilidade.

Foto: Geirlys Silva / SAFIndígenas trazem cultura dos povos originários para Feira da Agricultura Familiar
Indígenas trazem cultura dos povos originários para Feira da Agricultura Familiar

 A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste, em uma promoção conjunta à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), com patrocínio do Banco do Nordeste e da Caixa.

O evento conta, ainda, com o apoio do Senar, do Instituto Ubíqua, da Cáritas Arquidiocesana de Teresina, Aliança pela Inclusão Produtiva (Aipê), Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí, Investe Piauí, Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM), Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Educação (Seduc).

Foto: Geirlys Silva / SAFFeira da Agricultura Familiar
Feira da Agricultura Familiar

Comente