Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Instituto de Identificação do Piauí emite mais de 445 mil identidades em um ano

O Instituto opera 70 unidades de atendimento, distribuídas em 58 municípios piauienses

O Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP) completa seu primeiro ano de operação, nesta sexta-feira (10), com um marco significativo na prestação de serviços de identificação civil. Desde sua implementação, foram emitidos mais de 445 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN), em todo o Piauí. Segundo dados do Ministério da Justiça, o Piauí já emitiu um total de 529 mil identidades desde a implementação do novo documento no estado, em 2022.

Atualmente, o instituto opera 70 unidades de atendimento, distribuídas em 58 municípios piauienses. Dessas, 12 estão localizadas em Teresina, com dois postos dedicados ao atendimento especializado para Pessoas com Deficiência (PCDs). O objetivo é que até 2026 todos os municípios do estado possuam uma unidade de serviço digital próprio.

Além disso, o IIDFP estabeleceu sete centros de emissão da nova carteira em locais estratégicos, como Floriano, Parnaíba, Picos, São Raimundo Nonato, Oeiras, Bom Jesus e Teresina, descentralizando o atendimento e agilizando a expedição da CIN em todo o estado.

Foto: ReproduçãoInstituto de Identificação do Piauí emite mais de 445 mil identidades em um ano
Instituto de Identificação do Piauí emite mais de 445 mil identidades em um ano

Durante esse primeiro ano de operação, as ações sociais do IIDFP, realizadas em diferentes eventos e espaços, resultaram na emissão de 35 mil carteiras, demonstrando o compromisso com o acesso universal à identificação civil. 

"O instituto vai além do atendimento nos postos fixos, promovendo ações sociais e institucionais em todo o estado, servindo como um ponto de entrada para a cidadania e acesso a serviços essenciais. Essas iniciativas incluem ações itinerantes em diversas instituições públicas e privadas, sindicatos e praças públicas, e até mesmo visitas domiciliares e hospitalares a pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção", explicou o diretor-geral do IIDFP, Marcelo Mascarenha.  

Uma dessas parcerias com outras instituições, tem o Tribunal de Justiça do Piauí, por meio do programa "Justo Acesso", realizando um total de 21.618 atendimentos ao longo dos anos de 2023 e 2024.

"É importante ressaltar que a emissão da primeira via da carteira de identidade é gratuita no Piauí. Os documentos obrigatórios para emissão incluem CPF, comprovante de residência e certidões de nascimento e/ou casamento atualizadas, com selo de verificação e número de matrícula", concluiu Mascarenha.

Comente